São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brastubo investe US$ 30 mi na abertura de fábrica na China

Empresa paulista de tubos de aço faz joint venture com chinesa

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Na semana que vem, a Brastubo entra para um pequeno grupo de empresas brasileiras produzindo na China, com a abertura de uma fábrica de tubos de aço para petróleo e gás de grande diâmetro, em Xangai.
A joint venture Shanghai Tipo Brastubo será inaugurada no próximo dia 18 e tem 70% de participação da estatal Zhongyou Tipo, uma subsidiária da poderosa petroleira CNPC (China National Petroleum Corporation).
Com investimento de cerca de US$ 30 milhões, a fábrica será a segunda maior do gênero na China e empregará, em plena atividade, cerca 300 funcionários. Desses, dez serão brasileiros.
A produção será inicialmente destinada ao mercado chinês, mas a meta é exportar para outras regiões do mundo, inclusive o Brasil.
"Nós vamos fornecer tecnologia. Já estamos com dois engenheiros há um ano e meio na China, trabalhando na construção da fábrica, na escolha dos equipamentos, nas especificações", disse, em entrevista por telefone, o presidente da Brastubo, Aldo Narcisi.
É a primeira operação internacional da Brastubo, empresa familiar fundada há 54 anos. Tem três fábricas no Estado de São Paulo e emprega cerca de 350 funcionários.
Segundo Narcisi, a vantagem de produzir na China não se resume à mão de obra barata. Ele menciona burocracia mais simplificada, melhor infraestrutura, carga tributária e juros menores.
A Brastubo entra para um pequeno grupo de brasileiras que conseguiram produzir no país por meio de joint venture, modalidade imposta em áreas consideradas estratégicas. Só Embraer (aviões) e Embraco (compressores) tinham conseguido sócios locais, mostra estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).


Texto Anterior: Consumo 2: Volvo convoca os proprietários de veículos XC90
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.