São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanha detém 3 suspeitos de atuar em ataque contra a Sony

Segundo a polícia, hackers tinham vasto conhecimento em sistemas e telecomunicações

Grupo foi detido após invasão a sites políticos do país; comunicação entre integrantes era feita através de códigos


DO "FINANCIAL TIMES"

A polícia da Espanha deteve três pessoas suspeitas de integrar o grupo de hackers ativistas Anonymous, apontado como provável autor dos ataques virtuais contra a Sony.
A empresa japonesa de tecnologia e mídia foi uma das mais afetadas pela invasão on-line. Cerca de 100 milhões de usuários tiveram seus dados roubados depois do ataque à rede do Playstation, há cerca de dois meses.
Outras empresas foram alvos recentes da ação de hackers, o que elevou o grau de atenção de governos e empresas para esse tipo de crime. Entre as afetadas nos últimos meses estão a Acer e a fabricante de caças Lockheed Martin.
O grupo detido foi descoberto depois de ataques a sites políticos do país.
Na casa de um dos suspeitos, a polícia afirma ter encontrado um servidor usado para ataques a governos, instituições financeiras e empresas pelo mundo.
"A liderança tinha um vasto conhecimento em sistemas e telecomunicações, o que garantia o sucesso das operações", afirma a polícia.
O grupo tinha como alvos a Sony, governos da Líbia, Irã, Chile, Colômbia, Algéria e Nova Zelândia, segundo a polícia.
"Para esconder as atividades, eles usavam técnicas sofisticadas de codificação entre o grupo que tornava quase impossível a interceptação e identificação", diz a polícia.
Uma discussão em um bate-papo hacker questionava a ação da polícia, alegando ser pouco provável que os suspeitos detidos fossem os líderes da Anonymous, conhecida por não ter uma organização hierárquica.
A discussão apontava o grupo como responsável apenas por tirar sites do ar.


Texto Anterior: Kátia Abreu: Questão indígena
Próximo Texto: Mídia 1: Huffington Post supera site do "NYT" em visitantes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.