São Paulo, terça-feira, 11 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Aumenta calote por descontrole de gastos

Crédito fácil influencia, afirma associação

DE SÃO PAULO

O descontrole dos gastos cresceu nos últimos meses. Cerca de 18% dos consumidores inadimplentes responderam que esse foi o motivo para ficarem devedores, segundo pesquisa feita em setembro pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e pela Boa Vista Serviços.
O resultado é sete pontos percentuais maior do que a do mesmo mês do ano passado. "A facilidade de crédito resultou em maior endividamento do consumidor", diz a ACSP em nota.
O presidente da associação, Rogério Amato, observa, contudo, que os bancos e o varejo estão mais seletivos na concessão de crédito, "o que deve se refletir nas próximas pesquisas".
Outras causas da inadimplência são desemprego (que foi de 48% para 51% no período); ter sido fiador, avalista ou emprestado o nome (de 9% para 10%); queda de renda (estável em 6%); doença em família (de 6% para 4%); e familiar desempregado (de 2% para 4%).
O levantamento mostra ainda que 67% dos inadimplentes têm até 35 anos -em setembro de 2010 eram 59%.


Texto Anterior: Greve dos bancários completa 15 dias sem perspectiva de acordo
Próximo Texto: Montadora estrangeira terá regra especial
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.