São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

INTERNET

Edição da Wikipédia deveria ser mais fácil, critica fundador do site

DE NOVA YORK - Fundador da Wikipédia, Jimmy Wales vê "problema" no fato de 87% dos editores dos verbetes no site serem homens. "Isso é, em parte, um problema do software, que deve poder ser editado por não "geeks" [obcecados por tecnologia]", disse, ontem, ao abrir a conferência "Digital Hollywood", em Nova York.
A "próxima fase" de Wales em sua cruzada pelo "conhecimento livre e gratuito" é a Wikia, criada há cinco anos para ser o braço lucrativo da empreitada, mas que ainda não obteve tanta popularidade quanto a enciclopédia virtual abastecida por internautas.
Segundo Wales, a Wikipédia tem quase 400 milhões de visitantes por mês, ante menos de 40 milhões da Wikia, em que 65% dos editores-usuários são homens. Nela, os internautas podem criar sites de elaboração coletiva, conhecidos como wikis, sobre qualquer assunto.
Ontem, Wales anunciou o lançamento do Wiki 2.0, tentativa de casar as ferramentas tradicionais dos wikis com elementos mais modernos de edição e interação.
O objetivo é tornar a Wikia "mais acessível", ou seja, atrair mais usuários e ampliar a importância do primo menos conhecido da Wikipédia. Hoje, diz, um novo wiki é criado a cada seis minutos.
"O conceito básico é ir mais fundo e ampliar os tópicos. Na Wikia, se você não encontrar o que procura, construa."
(CRISTINA FIBE)


Texto Anterior: PF aponta chefe de esquema em Cumbica
Próximo Texto: Mídia: Jornais devem atrair jovens com versão on-line atrativa, diz pesquisa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.