São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pernambuco terá, em 2014, siderúrgica de R$ 1,5 bi

Usina produzirá 1 mi de toneladas por ano

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

Um dia após confirmar negociações para a instalação de uma fábrica da Fiat no Estado, o governo de Pernambuco assinou ontem protocolo de intenções para a instalação de uma siderúrgica no complexo industrial e portuário de Suape, em Ipojuca (a 60 km de Recife).
A CSS (Companhia Siderúrgica Suape) será a primeira laminadora de aços planos do Nordeste e terá capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de laminados a quente, a frio e revestidos por ano. O investimento previsto é de R$ 1,5 bilhão.
A siderúrgica será implantada em duas fases. Na primeira, será erguida a usina laminadora, e, na segunda, um polo industrial para o processamento de aço na forma de perfis, barras, chapas e bobinas. Segundo a CSS, as obras começam em 2011 e terminam em 2014.
Segundo o vice-presidente de Suape, Sidnei Aires, as indústrias ocuparão duas áreas que totalizam 364 hectares.
A previsão é que o empreendimento gere 3.000 empregos durante a fase de construção e 800 após estar concluído.
Em nota, a CSS informou que a decisão de instalar uma siderúrgica em Suape se deve ao "crescente desenvolvimento do Norte e do Nordeste, especialmente de Pernambuco". De acordo com a indústria, essas regiões importam 60% da sua demanda, percentual acima da média nacional, de 25%.
A produção da siderúrgica será direcionada à construção civil, à linha branca, a máquinas e equipamentos e às indústrias naval e automobilística regionais.
No ano passado, a produção nacional de aço bruto foi de aproximadamente 43 milhões de toneladas, segundo a CSS. Em 2012, a indústria estima que o consumo de aço laminado a quente e a frio no Norte e no Nordeste atingirá 1 milhão de toneladas.
A CSS é a terceira siderúrgica a anunciar negociações para a implantação de uma indústria em Pernambuco nos últimos dois anos.
Em 2008, a Gerdau e a CSN também demonstraram interesse em investir no Estado.


Texto Anterior: Commodities:
Congresso norte-americano quer manter tarifa e subsídio ao álcool

Próximo Texto: Energia 1: Agência reguladora reduz preço de gás veicular e para indústria em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.