São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2010

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Interatividade pode se tornar obrigatória

DE BRASÍLIA

Passados três anos da primeira transmissão em sinal digital no país, o Brasil ainda não conta com novidades significativas, como a interatividade.
Para tentar modificar o cenário, o governo pretende tornar obrigatória, até o primeiro semestre de 2011, a adoção do aplicativo Ginga (responsável pela interação com o conteúdo digital) nas TVs acima de 26 polegadas.
Uma vez tomada a decisão, as empresas que não fabricarem os televisores com o aplicativo não terão incentivos fiscais previstos pelo Processo Produtivo Básico.
Quem já adquiriu uma TV com o conversor integrado, mas sem o Ginga, deve entrar em contato com o fabricante para saber se uma atualização é possível.
Também há a opção de comprar um conversor que já venha com Ginga para ter acesso a conteúdos de interatividade.
Atualmente, as emissoras contam com interação em alguns programas.
Segundo o Fórum Brasileiro de TV Digital, a TV Globo oferece interatividade em duas de suas principais novelas, "Ti-ti-ti" e "Passione".
A Record também tem o recurso na novela "Ribeirão do Tempo" e no programa "A Fazenda".
A TV Bandeirantes oferece o recurso na tabela do Campeonato Brasileiro. A EBC (Empresa Brasil de Comunicação) também começou a apostar na novidade, com serviços da Caixa e do INSS.
"Esse mercado está só começando e tem muito potencial", afirma Salustiano Fagundes, do Fórum Brasileiro de TV Digital.
As propagandas brasileiras ainda não contam com o recurso da interatividade.
De acordo com Fagundes, ainda está sendo discutido como será o modelo.


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