São Paulo, terça-feira, 12 de abril de 2011

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Chocolates gourmet têm alta de até 20%

Aumento da renda e da demanda da classe C causa reajuste acima da média do setor

LORENNA RODRIGUES
DE BRASÍLIA

A inflação chegou à Páscoa e pesará no bolso de quem quiser comer chocolates mais sofisticados neste ano. Com a alta no preço do cacau e do açúcar, ficou mais caro comprar ovos de chocolate, principalmente os chamados gourmets. Enquanto na média, segundo o setor, o reajuste foi de 7,5% no mercado de ovos de Páscoa, o aumento chega a 20% nas linhas mais elaboradas.
Na Kopenhagen, uma das principais lojas do ramo do país, o ovo 4 Clássicos foi lançado no ano passado por R$ 49,90 e é vendido agora por R$ 60, um aumento de 20,2%. Na Cacau Show, o ovo Trufado subiu 14% e sai por R$ 39,99 neste ano.
Empresas e especialistas acreditam, no entanto, que o aumento no preço não será suficiente para diminuir a procura pelos ovos gourmets, porque a renda do brasileiro cresceu e a classe C quer ovo de grife.
Além da alta de insumos, as marcas apontam outros custos que não pesaram tanto para a grande indústria, como reajuste de mão de obra, da embalagem e dos gastos para manter as lojas.
No ano passado, o reajuste nos preços dos ovos foi bem menor: na média, de 2009 para 2010, o aumento foi de 5%, e 7% para ovos gourmet.
"Utilizamos atributos adicionais, embalagem diferenciada, apelo de marketing que impacta muito. É diferente do universo do varejo", afirma a vice-presidente do grupo CRM (dono da Kopenhagen), Renata Vichi.
Segundo o analista da consultoria Tendências Thiago Curado, o açúcar foi a segunda commodity que mais subiu nos últimos 12 meses, 9,14%. O preço do cacau aumentou 9,9% na comparação com março de 2010.
"A demanda por esses bens supérfluos é muito sensível à renda. Com o aumento da renda, o brasileiro está destinando parcela cada vez maior para bens de luxo, como o ovo gourmet", afirmou.
Para Curado, a explicação para o reajuste maior no chocolate sofisticado está na maior demanda, e não só no peso dos insumos, que foi igual para toda a indústria.
"Como você tem na situação econômica de hoje esse ganho de renda da população maior do que há um ano, é possível repassar ao consumidor preços maiores", diz.

EXIGENTES
Segundo Renata Vichi, na Kopenhagen as vendas subiram 43% ante 2010, em grande parte por conta dos "novos entrantes", consumidores que não compram os chocolates da marca ao longo do ano, mas querem o ovo de grife na hora de presentear. Na Cacau Show, o aumento nas vendas já chega a 30%.
"A demanda é impressionante. Essa classe C emergente entra comprando com vontade. É um consumidor que gosta de coisa boa, de produto que tenha um diferencial em relação à grande indústria", afirma o diretor operacional da Cacau Show, Sérgio Butuem.
Mesmo as marcas mais populares se preocuparam em acompanhar o público que ficou mais exigente. A Lacta, por exemplo, investiu em ovos trufados e com embalagens mais elaboradas. Na Nestlé, a aposta é em ovos com chocolate suíço, que chegam a custar R$ 120.


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