São Paulo, sexta-feira, 12 de novembro de 2010

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Crise atropela expansão de TV de Silvio

ELVIRA LOBATO
DO RIO

A descoberta do rombo financeiro no PanAmericano pegou o SBT de surpresa, no momento em que investia para ampliar sua rede de emissoras.
Há apenas três meses, o grupo fechou acordo para comprar a parte dos outros sócios na emissora de Araçatuba (interior de São Paulo). O pedido de autorização para o negócio já foi até registrado na Anatel.
O grupo se posicionou, também, para instalar uma emissora em São José dos Campos (SP), importante polo do Vale do Paraíba.
Há dois anos, ele comprou 50% da empresa TV Studios de Teófilo Otoni, vencedora das licitações públicas para a compra de concessões de televisão em Manhuaçu (MG) e em São José dos Campos.
Segundos consultores do mercado de radiodifusão, o SBT buscava fortalecer sua rede, depois de ter perdido afiliados para a Record em alguns Estados.
No cadastro oficial de acionistas de emissoras de radiodifusão, do Ministério das Comunicações, consta que o Grupo Silvio Santos tem dez emissoras próprias de televisão ativas, das quais duas são em sociedade com pessoas de fora da família.
A maioria das concessões está em nome da filha Cintia, do irmão Henrique Abravanel, da cunhada Carmen Torres Abravanel e da irmã Sara Benvinda Soares.
Em nome de Senor Abravanel -verdadeira identidade de Silvio Santos-, estão registradas apenas as emissoras da capital paulista (cabeça de rede do SBT), do Rio de Janeiro e de Brasília.
A distribuição das concessões por diferentes membros da família é prática usual na radiodifusão, uma brecha legal encontrada para contornar o limite de propriedade de concessões por acionista determinado pela legislação: dez emissoras de TV em âmbito nacional (sendo cinco UHF e cinco VHF) e máximo de duas por Estado.
Três empresas do grupo Silvio Santos -Liderança Capitalização, PanAmericana de Seguros e PanAmericana Prestadora de Serviços- são acionistas indiretas nas emissoras de Brasília (10%), São Paulo (35%) e Ribeirão Preto (50%).

FOCO NA TV ABERTA
Diferentemente da grande maioria dos radiodifusores do país, Silvio Santos não possui rádios. Seu foco sempre foi a TV aberta, embora tenha pequena participação (10%) na rede de televisão a cabo TV Cidade.
Segundo informações de executivos do mercado, outra evidência de que o SBT foi apanhado de surpresa na crise do PanAmericano é que o grupo cogitou comprar o controle da TV Cidade, poucos meses atrás, mas o negócio foi descartado por Luiz Sandoval, presidente do Grupo Silvio Santos.


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