São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 2011

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Empresa de desenvolvido perde atenção de emergente

O apetite de companhias de países emergentes para comprar empresas em nações desenvolvidas perdeu força no final de 2010.
Especialistas afirmam que o motivo é o aquecimento dos negócios feitos por emergentes entre si.
Após uma elevação no número de compras de desenvolvidos por emergentes no primeiro semestre de 2010, os negócios caíram de 265 para 239 na segunda metade do ano, segundo a KPMG.
O movimento sugere que os ativos nos mercados desenvolvidos estão menos atraentes, segundo Luís Motta, sócio da KPMG.
Logo após o início da crise de 2008, cresceu o volume de compras de empresas de países desenvolvidos por emergentes, segundo Alexandre Pierantoni, sócio da PwC, devido ao um senso de oportunidade. "Há menos empresas fragilizadas nesses países do que havia na época, aliado ainda a uma sensação de incerteza no cenário atual."
No passado, havia menos negócios de emergentes para emergentes, de acordo com Carlos Asciutti, sócio da Ernst & Young Terco.
A maior disposição para esse tipo de operação hoje se justifica pela busca por mercados semelhantes, onde modelos de negócios já existentes possam ser replicados.
Mas não se trata de busca por identidade cultural.
"Não vejo a busca por culturas similares como decisiva. O chinês é diferente do brasileiro ou do indiano", diz José Paulo Rocha, sócio da Deloitte.

COMBUSTÍVEL NA CARESTIA
O custo de vida na capital paulista ficou 2,79% mais alto desde o começo do ano, para as famílias que ganham entre 5 e 15 salários mínimos por mês, diz a Fecomercio.
Em abril, o ICVM (Índice do Custo de Vida da Classe Média) subiu 0,74%. O índice é aferido pela Fecomercio em parceria com a Ordem dos Economistas do Brasil.
O principal motivo para o aumento no mês passado foi a elevação dos preços dos combustíveis.
A gasolina subiu 6,62%, enquanto o etanol teve alta de 10,36%. No acumulado deste ano, o preço do álcool combustível já acumula elevação de 30,24%.
Os gastos em geral com transporte ficaram 1,51% mais altos para a classe média em abril.

ENERGIA MÓVEL
De olho no crescimento do Norte e do Nordeste, a multinacional Aggreko expande a atuação no Brasil.
A companhia, com sede na Escócia, abriu bases de operação em Parauapebas (PA) e em Recife (PE).
A empresa, que aluga gerador de energia e equipamento de resfriamento, quer atender a demanda do setor de mineração no Pará e das refinarias em Pernambuco.
"As empresas de concessão de energia não estão preparadas para suprir a demanda crescente nessas regiões. Ainda não existe uma infraestrutura preparada", diz Diógenes Paoli Neto, diretor-geral da Aggreko para a América do Sul.
Ainda neste ano, mais três unidades serão abertas. Uma já definida em Minas Gerais, outra no Sul e mais uma no Nordeste, provavelmente em Salvador, de acordo com Neto.
O plano de expansão também está ligado à Copa do Mundo e à Olimpíada.
"Queremos estar preparados. Oferecemos nossos serviços para a Copa na África do Sul e vamos trabalhar na Olimpíada de Londres."

REMÉDIO
A Farmais pretende chegar a 500 unidades até o final deste ano, com a inauguração de mais 120 lojas.
A estratégia da companhia, que faz parte da holding Brazil Pharma, do grupo BTG Pactual, é converter farmácias de redes menores ou independentes, diz o diretor da rede, Ernandes Cunha.
"Atraímos os donos de farmácias com investimentos em marketing e taxas diferenciadas para cartão, o que barateia os medicamentos", afirma Cunha.
As novas lojas estarão concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país.

SACOLEIROS
O consumidor terá gasto médio mensal de R$ 15 com o fim das sacolas plásticas nos supermercados, segundo Alfredo Schmitt, presidente da Abief (associação da indústria de embalagens flexíveis).
Segundo cálculos da entidade, esse será o valor gasto na compra de sacos de lixo.
Para o presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, o consumidor já paga hoje o custo das sacolas embutido nos preços. "No novo modelo, não terá esse custo."
Para colocar o lixo, o consumidor poderá usar outros tipos de sacolas e sacos, como os de padaria e hortifrúti, segundo Galassi.

Consumo... Quase 70% dos clientes pedem indicação de gerentes e corretores para se informar sobre produtos financeiros como previdência privada, seguros de vida e títulos de capitalização.

...financeiro Cerca de 45% buscam informação em jornais e sites especializados e 13% com amigos, segundo a Icatu Seguros.

Gestão... O Sebrae vai inserir em seu portal uma página em que será possível ao empresário escolher as linhas de crédito adequadas às possibilidades oferecidas pelas instituições financeiras oficiais.

...de crédito As linhas de crédito dos bancos estaduais, privados e do sistema cooperativo devem fazer parte do sistema em etapa posterior.

Rap no... A Jequiti, braço de cosméticos do grupo Silvio Santos, investirá R$ 8 milhões na campanha para lançar suas primeiras colônias internacionais, assinadas pelo rapper americano Puff Daddy. O preço do perfume será de R$ 119.

...perfume A empresa prevê faturamento de R$ 450 milhões em 2011, 40% a mais que em 2010.

SEM ROUANET
O painel "Guerra e Paz", de Cândido Portinari, será exposto de julho a setembro na Oca, no Ibirapuera (SP). Depois, a obra vai ao Grand Palais, em Paris. A Brazilian Finance & Real Estate investirá R$ 2,2 milhões, sem uso da Lei Rouanet. Por meio do incentivo, virão R$ 300 mil, 12% do valor total da cota.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION


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