São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo terá quebra de 4,58% neste ano

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

A produção de café arábica em São Paulo deverá ter quebra de 4,58% além da prevista para este ano, de baixa produção para a cultura.
A estimativa de safra divulgada ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indica que SP vai produzir 3.315.827 sacas, quando o esperado era 3.475.073 sacas de 60 kg.
Na região da Alta Mogiana em Franca (a 400 km de SP), o café rendeu menos. Foram 17,35 sacas de café por hectare, enquanto a média estadual ficou em 20,18.
Segundo Celso Vegro, engenheiro agrônomo e pesquisador científico do IEA (Instituto de Economia Agrícola), o clima interferiu no desenvolvimento das plantações e a poda das árvores tirou parte dos cafezais da produção.
João Toledo, diretor-presidente da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas) da Alta Mogiana, disse que expectativa de colher de 850 a 900 mil sacas não será atingida. A previsão da Cocapec é que a safra da Alta Mogiana feche com 600 mil sacas.
Outras regiões do Estado, no entanto, tiveram produtividade acima da média.


Texto Anterior: Commodities: Produção da colheita atual de café deve diminuir 10%
Próximo Texto: Chuvas podem afetar produção na Colômbia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.