São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Windows 8 aposenta ícones estáticos e valoriza telas sensíveis ao toque

FERNANDA EZABELLA
ENVIADA ESPECIAL A ANAHEIM, CALIFÓRNIA

A Microsoft apresentou ontem suas armas para disputar o mercado de tablets, com novo sistema operacional que funcionará em aparelhos com telas sensíveis ao toque. A Folha foi o primeiro veículo brasileiro a testar o sistema.
O Windows 8, ainda sem data de lançamento, trará a maior mudança de visual do sistema desde o emblemático Windows 95.
É também um investimento crucial para a Microsoft, que, apesar de liderar as vendas de sistemas para computadores, ficou para trás na onda de tablets e celulares inteligentes, mercados em expansão conquistados por empresas como Apple e Google.
Feito para funcionar em tablets e laptops, o Windows 8 é parecido com o atual Windows Phone 7, que transforma os antigos ícones estáticos em mosaicos móveis personalizados e atualizados em tempo real.
Com um sistema operacional único, a ideia é que os aparelhos compartilhem dados de maneira mais eficiente, por meio do sistema de nuvem -armazenamento virtual-, com um programa já existente chamado SkyDrive.
O Windows 8 vem com um Internet Explorer novo, que esconde as barras de ferramentas e endereços, usando todo o espaço da tela para navegação. Um toque na parte inferior faz com que as barras reapareçam.
Apesar da aposta nos monitores e telas de toque, o sistema funcionará em qualquer aparelho que já rode o Windows 7, com mouse e teclado.
A apresentação ocorreu em evento para desenvolvedores de aplicativos, na Califórnia. Cada um dos 5.000 presentes recebeu um tablet da Samsung com Windows 8, em fase de testes.

A repórter FERNANDA EZABELLA se hospedou a convite da Microsoft.

FOLHA.com
A Folha teve acesso e testou o produto; veja o vídeo em
www.folha.com/no974472


Texto Anterior: Alexandre Schwartsman: O terceiro regime
Próximo Texto: Tablets: Intel fecha parceria para sistema Android
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.