São Paulo, domingo, 15 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acordo definitivo pode sair em nove meses, diz TAM

DE SÃO PAULO

O presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, acredita que dentro de nove meses o acordo entre a chilena Lan e a brasileira TAM deverá ser assinado. A seguir, a entrevista.

Folha - A Lan comprou a TAM?
Líbano Barroso
- Não se trata de aquisição nem fusão. Fusão é transformar dois CNPJs em um só. A identidade das duas empresas será mantida.

Mas a Lan terá 70% da Latam...
Esse é o resultado da troca acionária. Mas haverá um acordo de acionistas onde direitos e obrigações serão distribuídos na razão de 50%. O número de assentos no conselho será dividido nessa proporção.

Isso não contraria o limite de 20% para estrangeiros?
As ações com direito a voto da família Amaro na TAM garantem o controle, respeitando a lei. Os benefícios econômicos da TAM serão 100% consolidados na Latam.

Se o limite de participação estrangeira subir para 49%, o acordo muda?
Qualquer que seja a nova realidade, cumpriremos com todas as obrigações legais. E a Latam continuará tendo todos os benefícios econômicos da Lan e da TAM.

O acordo assinado não fala em prazos nem prevê multas. O negócio pode não sair?
Queremos concluí-lo o mais rápido possível. Temos agora uma etapa de "due dilligence" [análise dos balanços das empresas] e esperamos que dentro de três meses seja assinado um acordo vinculante. A expectativa é que em mais seis a nove meses o acordo seja concluído. Esse é um negócio que tem valor, muita sinergia e racionalidade econômica.

Como se dará, na prática, a troca de ações?
Será feita uma oferta de ações onde, simultaneamente, no mesmo dia e hora, a TAM S.A. deixa de ter ações na BM&FBovespa e ADRs em Nova York e a Latam passará a ter BDRs no Brasil, além de ações no Chile e ADRs em Nova York. (MB)


Texto Anterior: Entrevista: Irmãos Cueto querem maior participação
Próximo Texto: Acordo: Empresas criam nova holding
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.