São Paulo, quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ações da Petrobras têm forte procura no varejo

Prazo para que os atuais acionistas façam reserva se encerra amanhã

Corretoras reclamam de atraso do material de divulgação e de prazo curto para cliente decidir sobre aplicação

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

A reserva de ações da Petrobras tem forte procura entre investidores pessoas físicas, segundo as corretoras.
Ontem foi o segundo dia de reserva. Amanhã termina o prazo para adesão por meio do FGTS e para quem já é acionista da Petrobras.
Para quem não é acionista, o prazo vai até o dia 22. A diferença é que, sem o direito de prioridade, os investidores podem ter rateio. Os atuais acionistas terão seus pedidos integralmente aceitos.
As corretoras reclamaram do prazo apertado para os clientes decidirem se investem na empresa. No primeiro dia, a maioria das consultas era para tirar dúvidas.
O material de divulgação da operação só chegou no final da semana, e as equipes ainda não estavam treinadas para orientar os clientes.
Segundos as corretoras, a reserva da Petrobras está fazendo mais sucesso entre os pequenos investidores do que entre os grandes.
Os investidores de maior porte esperam o preço das ações da Petrobras desabar mais para fazer reserva.
Ontem, as ações ON (com voto) caíram 4,8%, e as PN (sem voto) recuaram 5,12%.
Nos bancos, a procura maior foi dos investidores com direito a utilizar o FGTS (só pode aderir quem aplicou em 2000). Gerentes de agência afirmam que os trabalhadores têm aplicado o teto de 30%, máximo permitido.
Além do investimento direto pelas corretoras, Bradesco, Itaú e Santander abriram fundos exclusivos para ações da Petrobras. A aplicação mínima é de R$ 200, e os bancos cobram taxa de administração de até 2%. Ontem, a Caixa Econômica Federal abriu seu fundo, com taxa de 0,5%.


Texto Anterior: Câmbio: Dólar recua para o menor nível desde novembro do ano passado
Próximo Texto: Alexandre Schwartsman: Em algum lugar do passado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.