São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ANÁLISE PECUÁRIA

Manejo sanitário é essencial para obter leite de qualidade

MARCO AURÉLIO BERGAMASCHI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Higiene é a palavra de ordem para a produção de leite de qualidade. O produtor moderno deve implementar uma ordenha adequada para que o leite seja produzido e processado sob rígidas normas de higiene e controle.
Além disso, o leite deve ser inspecionado pelos órgãos competentes, para que não deixe de ser um alimento importante da dieta humana e não se transforme em uma "arma" contra o consumidor e o próprio produtor.
Ao pecuarista também interessa produzir com qualidade, para assim receber remuneração adicional pelo produto. A boa qualidade também agrega valor. Os procedimentos de higiene incluem a limpeza de tudo que tem contato com o leite, como as mãos, a ordenhadeira, as mangueiras de leite e os recipientes para o seu acondicionamento, como tanques resfriadores e latões -estes cada vez menos utilizados, principalmente nas regiões produtoras mais desenvolvidas.
Os microorganismos estão presentes nas mãos dos ordenhadores, no ambiente e nos equipamentos utilizados.
O processo de limpeza deve incluir a lavagem com detergentes alcalinos clorados e ácidos, que são recomendados para a limpeza e a retirada da gordura, da proteína e dos sais minerais, que ficam grudados nas tubulações e nas paredes dos equipamentos. E também o uso de sanitizantes para a eliminação dos microorganismos.
A atenção com as vacas em lactação deve ser ainda maior. Uma ordenha bem feita é realizada em ambiente limpo, tranquilo e bem arejado.
Antes da retirada do leite, os ordenhadores devem lavar as mãos e fazer a higienização e a desinfecção dos tetos.
Terminada a extração do leite, os tetos devem ser novamente desinfetados e protegidos com produtos específicos, que criarão uma barreira de proteção para que os microorganismos ambientais não contaminem as glândulas mamárias.
O leite é um alimento rico em nutrientes e é a única fonte de açúcar de origem animal. Em sua composição há lactobacilos que são bactérias próprias do leite e importantes para a nossa flora intestinal. Entretanto, devido a sua constituição, o leite é um excelente meio de cultura, podendo levar a condições favoráveis ao desenvolvimento de microrganismos.


MARCO AURÉLIO BERGAMASCHI é médico veterinário, doutor e supervisor do sistema de leite da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, São Paulo).


Texto Anterior: Mineração: Vale vai investir US$ 400 mi em mina de cobre na África
Próximo Texto: Vaivém - Mauro Zafalon: Alta externa no preço da carne alivia impacto do câmbio nas exportações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.