São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Países andinos vão formar segunda maior Bolsa da AL

Chile, Colômbia e Peru vão unir seus mercados e só ficarão atrás do Brasil

Integração, que objetiva aumentar liquidez dos papéis e gerar economia de escala, só terminará no final do ano que vem

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

As Bolsas de Valores do Chile, da Colômbia e do Peru vão integrar suas atividades a partir do mês que vem. A aliança visa aumentar a liquidez dos negócios, gerar economia de escala e elevar as opções de investimento.
A integração das operações será feita em duas etapas. Em novembro deste ano, os investidores poderão operar entre os países seguindo as regras regulatórias de cada um deles. Portanto, os três mercados ainda não estarão totalmente fundidos.
Já em dezembro de 2011, as transações serão feitas por meio de regras padronizadas para as nações envolvidas, completando o processo de integração.
A união dos negócios criará a segunda maior Bolsa da América Latina, à frente da mexicana e atrás apenas da Bolsa brasileira.
Somente neste ano, o rendimento dos mercados de capitais dos países andinos ultrapassou 30%, valor bem acima do observado para o Brasil.
Além da atração dos investidores, analistas preveem que o novo índice deverá atrair também a atenção de empresas.
Pablo Cordoba, presidente da Bolsa colombiana, está otimista com a fusão. Ele prevê que o país poderá ter 200 ofertas públicas iniciais de ações (IPO, em inglês) no intervalo de dez anos.
Ainda está em estudo se a aliança que será feita pelos países andinos será estendida a outras nações, como Panamá e Argentina.
Ou até mesmo com o México, atual segunda maior Bolsa da América Latina, que já discute com o Chile alguns termos de um acordo bilateral para facilitar a transação de ações de um país a outro.


Texto Anterior: Mercado: Bolsa de SP encerra o dia estável, e dólar sobe 0,48%, para R$ 1,66
Próximo Texto: Rodolfo Landim: Adulteração e sonegação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.