São Paulo, quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MERCADO ABERTO

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Empresários da construção civil moderam otimismo no 3º trimestre

O humor dos empresários da construção civil brasileira começa a balançar. No terceiro trimestre, a percepção em relação ao desempenho de suas companhias está em nível inferior ao verificado no primeiro semestre.
A conclusão é de estudo feito por SindusCon-SP (sindicato do setor) e FGV, que ouviu 233 empresários.
"A sondagem está com otimismo moderado, pois havia uma ideia ruim lá atrás, quando ninguém sabia o que ia ocorrer, mas depois as coisas não foram tão mal", diz Eduardo Zaidan, diretor de economia do SindusCon-SP.
A percepção sobre as dificuldades financeiras -em que a pontuação acima de 50 indica cenário desfavorável- recebeu 54 pontos, alta de 5% no trimestre.
Foi registrada, por outro lado, uma ligeira queda da preocupação em relação à inflação e aos custos de insumos que se deve à relativa estabilidade dos últimos meses, segundo Zaidan, que no entanto alerta para "possível nova elevação nos insumos".
A perspectiva de crescimento econômico teve 62 pontos, queda de 7% no trimestre, mas ainda com elevação de 25% em 12 meses.
O setor ainda tem espaço para avançar por mais três ou quatro semestres, de acordo com o economista.
"Estamos fechando contratos de obras que começarão em 2011 e terminarão em 2013. É trabalho garantido. A economia brasileira vai bem, mas não tem todas as condições de sustentabilidade garantidas. É difícil imaginar que a bonança vá durar pra sempre", afirma.

ROBOTIZADO

O número de robôs em operação na Bolsa saltou nos últimos meses, segundo a CMA, especializada em ferramentas tecnológicas para este mercado.
A venda de algorítmos, robôs que negociam sob a coordenação humana, mais do que dobrou entre abril e setembro.
A empresa lançou um produto com pacote fechado chamado Black Box, em que o cliente não necessita de um programador dentro da empresa para configurar quando o robô comprará uma ação e quando ele venderá.
O aumento na venda do produto sinaliza que o mercado se prepara para uma alta das Bolsas, segundo José Juan Sanchez, presidente da CMA.
"O prazo para a inevitável alta dos volumes de negociação da Bolsa não será longo e, de fato, já está em andamento. A quantidade de investidores e a liquidez dos ativos aumentam a cada dia", diz.

Interior do Estado de São Paulo atrai trabalhador, diz consultoria

Com o aumento das oportunidades de negócios e de investimentos de empresas, o interior do Estado de São Paulo atrai o interesse de profissionais.
Segundo sondagem realizada pela consultoria de recrutamento Hays, 72% dos candidatos a média e alta gerência demonstraram interesse em trabalhar no interior do Estado.
Cerca de 90% dos entrevistados afirmaram se sentir atraídos principalmente pela região localizada na Grande Campinas.
Os principais motivos que levam o candidato a tomar a decisão de trabalhar no interior são: desafios propostos pelo empregador (69%); pacote anual de remuneração e benefícios (68%); e possibilidade de melhorar a qualidade de vida (62%), de acordo com o estudo, que foi elaborado em julho e agosto.

No carrinho O Walmart expande a operação de lojas com iniciativas sustentáveis no Brasil. A empresa anuncia hoje investimento de R$ 40 milhões em uma nova unidade em Hortolândia (SP).

Sala comercial O número de novos contratos de aluguel de imóveis comerciais cresceu 16% na capital paulista neste ano até agosto, segundo a Lello. A rentabilidade do aluguel nesse tipo de investimento é de 0,7% a 1,1%, enquanto a de um imóvel residencial é de até 0,7%.

Inadimplência As ações de cobrança contra a inadimplência em condomínios caíram 7% em agosto sobre julho no Fórum de São Paulo, diz o Grupo Hubert. Em relação a agosto de 2009, subiram 6%.

Helicóptero O Brasil fez 11 encomendas do helicóptero Bell 429, que pousa em cidades densamente edificadas mesmo com condição meteorológica desfavorável e baixa visibilidade. O preço unitário é US$ 5,8 milhões, segundo a TAM Aviação Executiva.

Recuperação... Os escritórios Pinheiro Neto Advogados, Demarest e Almeida Advogados e o norte-americano Hahn & Hessen LLP promovem debate sobre as diferenças jurídicas e financeiras entre Brasil e EUA em processos de insolvência de empresas.

...judicial Na pauta do debate, marcado para o dia 20, em São Paulo, uma iniciativa já adotada pelos EUA: concessão de créditos a companhias em recuperação judicial.


com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e FLÁVIA MARCONDES


Próximo Texto: Cotações/Ontem
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.