São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

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Balneário Camboriú se destaca em SC

Com cerca de 108 mil habitantes, município atraiu unidades de marcas com critério de população mais elevado

Cidade apresenta um dos maiores potenciais de consumo na faixa dos locais entre 100 mil e 200 mil habitantes

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Conhecido como o reduto de veraneio do litoral catarinense, Balneário Camboriú firma sua posição no mapa com vida econômica própria. A mudança está ligado a fatores como fortalecimento da cadeia de turismo, crescimento populacional e avanço da construção civil. Segundo o prefeito da cidade, Edson Renato Dias, cresceu o número de pessoas que trocaram apartamentos de temporada por residências fixas na cidade, o que dá sustentação ao comércio fora de temporada.
A população subiu de cerca de 73 mil para 108 mil habitantes de 2000 para 2010. Só a alta no número de habitantes não basta para atrair negócios. Para empresas, pesa na balança a capacidade de gerar receita. O Índice de Potencial de Consumo -calculado com base em dados do IBGE- de Balneário Camboriú é um dos 15 maiores entre as cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes, segundo a consultoria Geografia de Mercado. O número ajuda a explicar a entrada da Kia e da Renner, que mostram como o critério da população desceu até mais do que a média estipulada pelas marcas (superior a 250 mil para a rede de vestuário e acima de 180 mil para a empresa de veículos).
Contribuem para justificar as novas lojas as cerca de 70 mil pessoas de municípios vizinhos que frequentam Balneário Camboriú diariamente e a população flutuante da temporada de verão, que chega a 1 milhão de pessoas por dia em janeiro e fevereiro. "O nosso comércio era muito fraco faz um tempo. Tínhamos de comprar em Itajaí. Hoje o inverso é verdadeiro", afirma Dias. O novo fluxo de consumidores atraiu um novo shopping para cidade.
(GB)


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