São Paulo, sábado, 17 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Magazine Luiza compra Lojas Maia

Negócio ficou abaixo dos R$ 300 milhões discutidos inicialmente e envolve também o pagamento de dívidas

Aquisição é a primeira resposta às recentes fusões no setor e eleva a presença da varejista no Nordeste do país

TONI SCIARRETTA
DE SÃO PAULO

Depois de mais de dois anos de tratativas, o Magazine Luiza fechou finalmente a compra das Lojas Maia, rede paraibana de eletrodomésticos e móveis, com forte presença no Nordeste.
O valor do negócio ficou pouco abaixo dos R$ 300 milhões discutidos inicialmente, sendo que o Magazine Luiza concordou em pagar parte em dinheiro e assumir o restante em dívidas.
A aquisição, que deve ser anunciada oficialmente na segunda, é a primeira resposta da varejista comandada pela empresária Luiza Helena Trajano às fusões de Pão de Açúcar e Casas Bahia e à criação da Máquina de Vendas, associação da Ricardo Eletro com a Insinuante, também do Nordeste.
Terceira maior rede de varejo do país, o Magazine Luiza se aproximará agora do porte da Máquina de Vendas, que soma faturamento anual de R$ 6 bilhões, bastante atrás dos R$ 18,5 bilhões de Pão de Açúcar e Casas Bahia. Neste ano, o Magazine deve faturar R$ 5 bilhões.
Para financiar sua expansão, a varejista busca recursos em vários bancos e fundos de investimento. A rede tem como banco o JPMorgan, que a auxiliou nas negociações com Ponto Frio, comprado pelo Pão de Açúcar. O BTG Pactual também participou das conversas.
O Magazine Luiza tem ainda um antigo projeto de abrir capital na Bolsa.
Essa foi a segunda tentativa do Magazine Luiza de comprar a rede paraibana. No passado, a negociação emperrou por causa de dívidas e de disputas na família Maia, que comanda a rede.
Desta vez, o empresário Arnaldo Maia, 68, passou a semana em São Paulo e conseguiu amarrar, anteontem, um contrato aceitável pelo restante da família. Do lado dos Maia, o escritório de advocacia que auxiliou as negociações foi o Demarest e Almeida. O Magazine foi assessorado pelo Mattos Filho.
A rede paraibana emprega 2.300 funcionários e tem 140 lojas em nove Estados do Nordeste -PB, CE, RN, SE, AL, BA, PE, PI e MA. Além das lojas, os Maia também têm uma empresa de crédito pessoal e de consórcios.

CONSOLIDAÇÃO
Além das Lojas Maia, o Magazine Luiza busca comprar outras redes de varejo de alcance regional, como a gaúcha Lojas Colombo, que atua no Sul do país. A Colombo negou a informação.
Para Luiz Góes, sócio-sênior da consultoria GS&MD Gouvêa de Souza, o varejo brasileiro vive movimento sem precedentes de consolidação, motivado pelo ganho de renda e pela necessidade de ganhar escala, reduzir os custos e aumentar o poder de barganha com fornecedores.
Mais fortes, as varejistas se protegem ainda contra a entrada de gigantes estrangeiros, que estão estagnados em seus mercados e podem desembarcar no Brasil.


Texto Anterior: 3G: TIM deixa de vender planos ilimitados de internet móvel
Próximo Texto: Número: 140 é o total de lojas no NE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.