São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ÁSIA

China prepara política de controle de preços para conter a inflação

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O líder chinês Wen Jiabao afirmou, segundo a mídia estatal, que o governo prepara uma série de medidas de controle de preços para conter a inflação, que hoje é uma das principais preocupações das autoridades locais.
"O abastecimento dos mercados e a inflação ao consumidor estão relacionados com o interesse da população e merecem atenção rigorosa", afirmou Wen, sem dar detalhes das medidas.
Segundo o "China Securities Journal", os planos governamentais incluem subsídios para consumidores, combate aos estoques de alimentos e outras commodities e uma política que torna os prefeitos responsáveis pelos preços de uma cesta de produtos.
A inflação subiu 4,4% em outubro em relação ao mesmo mês do ano passado, o patamar mais alto nos últimos 25 meses e 0,8 ponto percentual acima da registrada no mês de setembro -a meta do banco central chinês é de inflação de 3% ao ano.
A aceleração dos preços faz aumentar a preocupação de que a economia chinesa esteja superaquecida. E, nas últimas semanas, o governo vem adotando medidas para tentar frear os preços.
Na semana passada, o BC elevou o depósito compulsório dos bancos para conter a entrada de capital no país. Antes, no mês de outubro, ele já tinha aumentado a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, no primeiro aumento desde o ano de 2007.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Câmbio: Fed diz que pacote de US$ 600 bi não visa derrubar dólar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.