São Paulo, quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ENERGIA

Cade aprova por unanimidade consórcio para usina de Belo Monte

DE BRASÍLIA - O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou ontem, por unanimidade e sem restrições, a formação do consórcio Norte Energia, responsável pela construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, Pará.
O relator do processo, conselheiro Olavo Zago Chinaglia, seguiu os pareceres da SEAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico) e da SDE (Secretaria de Defesa Econômica) e acatou a recomendação para aprovação da formação do consórcio.
O Ministério Público Federal também não apresentou nenhuma oposição.
O consórcio Norte Energia tem entre seus acionistas Chesf, Eletronorte, Eletrobrás, Caixa Fundo de Investimento em Participações Cevix, fundos de pensão (Petros e Funcef), OAS, Queiroz Galvão, Bolzano e Mendes Júnior. A obra de Belo Monte, com previsão de entrada em operação em fevereiro de 2015, terá capacidade total instalada de 11,233 mil MW.
Contudo, notícia publicada ontem na Folha informa que técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) deram dois pareceres contrários ao pedido de licença para as instalações iniciais da hidrelétrica, o que deve atrasar as obras da usina.
Segundo os documentos, de 5 e 20 de outubro, o consórcio Norte Energia S.A. não cumpriu as precondições impostas pelo Ibama para a instalação do canteiro da usina.
Principal obra do PAC, Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo. Estima-se que vá custar de R$ 19 bilhões a R$ 30 bilhões.
O ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, afirmou que não vê impedimentos ambientais que venham a atrapalhar as obras.


Texto Anterior: Lucro da TAM sobe 224% no trimestre
Próximo Texto: Aviação Regional: Embraer prevê aumento da demanda por jatos na China
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.