São Paulo, quarta-feira, 18 de agosto de 2010

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TAM manda voos regionais a Cumbica

Com horários esgotados em Congonhas, empresa transfere rotas menos lucrativas e prioriza viagens nacionais

Empresários reclamam que gastarão mais tempo entre Cumbica e SP que no ar, nas linhas operadas pela Pantanal

ANDREZA MATAIS
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
DE BRASÍLIA

A TAM vai transferir a partir de segunda-feira, de Congonhas para Guarulhos, ao menos 17 voos que partem ou chegam do interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná operados pela Pantanal.
A mudança pode afetar 24 mil pessoas por ano, total de lugares nos voos alterados. A medida tem causado protestos de empresários, que terão de descer em Guarulhos e se deslocar de carro ou ônibus para chegar ao centro de São Paulo ou fazer conexões em Congonhas.
Em alguns casos, o viajante pode levar mais tempo de carro para chegar ao centro de São Paulo do que de voo.
A empresa vai utilizar esses horários que liberou em Congonhas para rotas mais lucrativas, como a ponte aérea Rio-São Paulo, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, entre outros.
Insatisfeitos, empresários e políticos do interior pressionaram a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a vetar as mudanças.
"Compensa ir para São Paulo de carro. Levo pouco mais de quatro horas", diz o empresário Sérgio Lopes Sobrinho, presidente da associação comercial de Marília, a cerca de 450 km da capital.
Diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de SP), Samir Nakad diz que a falta de opções de companhias deixa o interior de São Paulo refém das aéreas.
"Somos cidadãos de segunda classe. Um absurdo."
Porém, a agência diz que as empresas aéreas têm permissão legal para utilizar "slots" (horários de voos) como programarem.
Para a TAM, a mudança terá impacto econômico. O número de passageiros da empresa em Congonhas pode triplicar, pois as aeronaves dos voos regionais levam apenas 45 passageiros, enquanto as novas têm capacidade para até 174 assentos.

VOOS TRANSFERIDOS
Os horários em Congonhas estão esgotados, o que faz com que a única alternativa para aumentar voos ao aeroporto mais atraente seja comprar companhias que já tenham slots ou remanejar seus voos menos lucrativos para outros aeroportos.
Serão transferidos para Guarulhos os voos de Araçatuba, Marília, Presidente Prudente (todas no interior de São Paulo), Maringá (PR) e Juiz de Fora, em Minas Gerais. A empresa irá manter um voo para Bauru (SP) por Congonhas e transferir os outros três atualmente em operação para Cumbica, em Guarulhos.
A TAM/Pantanal alega que a transferência foi feita por "motivos estratégicos e operacionais" e que vai oferecer ônibus de graça "como cortesia" entre Congonhas e Guarulhos. A Pantanal atenderá 17 localidades.


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