São Paulo, quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo é 19ª cidade mais cara, mas salário não acompanha gasto

Pesquisa considera custo de vida e rendimento em 73 locais

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

São Paulo é a 19ª cidade mais cara do mundo, mas com ganhos incompatíveis com a posição, mostra pesquisa realizada pelo suíço UBS Wealth Management.
Pelo levantamento feito em 73 cidades, o custo de vida em São Paulo é similar ao de Nova York, mas o salário líquido do paulistano (excluindo tributos) é 45% do que ganha um nova-iorquino.
Entre as 18 cidades que são consideradas mais caras que São Paulo, apenas Cingapura tem ganhos menores.
No Rio, que tem um custo de vida (baseado em uma cesta de 122 bens e serviços) similar ao de São Paulo, o salário ainda é menor: 36% em relação ao de Nova York, parâmetro do estudo.
As duas cidades brasileiras avançaram no ranking em relação a 2010. São Paulo era a 22ª mais cara, enquanto o Rio ganhou cinco posições e agora aparece no 26º lugar.
A explicação para o avanço se deve tanto à inflação, já que os preços no Brasil foram um dos que mais subiram no mundo nos últimos meses, como à valorização do real.
No mês passado, um outro estudo, da consultoria Mercer, também apontava as cidades brasileiras entre as mais caras por esses motivos.
De acordo com esse levantamento, São Paulo era a décima cidade mais cara para estrangeiros e o Rio, a 12ª.


Texto Anterior: Foco: Budweiser se arma para disputar mercado premium com Heineken
Próximo Texto: Editoração: Braço de publicação da Amazon aposta em estrela da autoajuda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.