São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Consumo industrial de energia no Brasil alcança patamar pré-crise

O consumo industrial de energia no país, retomou o patamar pré-crise.
Em setembro, o índice da gestora de energia elétrica Comerc foi apenas 0,5% inferior ao registrado em setembro de 2008 para o setor industrial, antes de o consumo sofrer os abalos da crise, quando muitas empresas do país chegaram a decretar férias coletivas.
"Estamos empatados com o melhor mês do pré-crise", afirma Cristopher Vlavianos, presidente da Comerc.
Em todos os setores, o crescimento geral no consumo foi de 7,8% em relação a setembro do ano passado e de 1,07% na comparação com o mês anterior.
"Estamos tendo um aumento de consumo muito significativo", diz Vlavianos.
Foi destaque o setor de eletroeletrônicos, cuja alta superou 12% ante agosto, estimulada pelo adiantamento da produção industrial para suprir a demanda de fim de ano, aquecida pelas festas e pelo 13º salário.
O consumo de energia elétrica no setor de embalagens registrou aumento de quase 5%, também considerado consequência do aquecimento da produção industrial para o final do ano, de acordo com a Comerc.
Comércio e varejo apresentaram alta superior a 7% no mesmo período, possível resposta da elevação da temperatura, que aumenta o uso do ar condicionado.

Agência de Fomento Paulista abre novo canal de atendimento

A Agência de Fomento Paulista Nossa Caixa Desenvolvimento inaugura na quarta-feira um modelo de agência criado para atender pessoalmente os pequenos e médios empresários.
Batizado de Plataforma de Atendimento a Negócios, o novo canal de relacionamento terá dez profissionais na própria sede da agência
"O projeto inova ao criar plataforma com gerentes que atenderão ao público diretamente, estrutura incomum nos bancos de desenvolvimento", diz o presidente da agência, Milton Melo Santos.
O atendimento era feito por meio de entidades empresariais parceiras como Abimaq, Fiesp/Ciesp, Facesp, Sindipeças e outras.
Agora o empresário também poderá fazer contato com reunião agendada.
"A ideia é permitir a aproximação daqueles que não são filiados às entidades. Mesmo com demanda alta, ainda há mais de R$ 600 milhões para emprestar."

IFC participa de fórum sobre hospital privado

O irlandês Emmett Moriarty, especialista do setor de de saúde do International Finance Corporation (IFC), ligado ao Banco Mundial, discutiu governança corporativa, no fórum da Associação Nacional de Hospitais Privados, na sexta-feira. O IFC oferece investimentos e consultoria para o setor privado em países em desenvolvimento. Se viu oportunidades no Brasil? "Sim e não", respondeu Moriarty, que já trabalhou na Deloitte e na KPMG. "Sim, há muita possibilidade, como no caso da Rede D" Or. E, não, porque a legislação brasileira não permite estrangeiros como acionistas em hospitais." O IFC emprestou R$ 55 milhões àquela rede hospitalar.

FRAGRÂNCIA
A La Façon, marca paulista de cosméticos naturais, abrirá a primeira loja fora do Estado em novembro, em Curitiba.
A inauguração faz parte do plano de expansão, que engloba outras quatro novas unidades.
Duas serão abertas até dezembro em São Paulo. As demais estão previstas para o início de 2011, ainda sem local definido.
A marca reúne mais de 300 produtos inspirados na natureza e na biodiversidade brasileira.

Cartões e... Rômulo de Mello Dias, da Cielo, Almir Barbassa, da Petrobras, e Maria Clara Bugarim, do Conselho Federal de Contabilidade, foram os premiados na edição deste ano do Anefac Profissional do Ano.

... petróleo O Prêmio Anefac Profissional reconhece executivos de destaque nas áreas de finanças, administração e contabilidade. A eleição dos vencedores teve a participação de aproximadamente 200 associados.

PEQUENAS CARENTES
A consultoria em auditoria e contabilidade para pequenas e médias empresas tem espaço para crescer no país, segundo Jobelino Locateli, presidente Grant Thornton Brasil.
"É a área mais carente de suporte de auditoria." Cerca de 60% dos 520 clientes são do segmento. A Grant Thornton afirma estimar alta de 25% no fechamento de 2010 e prospectar 50 empresas para abrir capital.

NOTA ALTA
A francesa Coface, seguradora de crédito, elevou a nota do Brasil.
Em julho, o país havia recebido classificação A4 Positivo. Agora, a nota subiu para A3, a mais alta do país desde o início das avaliações.
A nota é baseada em indicadores que classificam o nível de risco de transações de empresas no país, segundo a seguradora. A classificação máxima é A1 e a mínima é D.
Os negócios no Brasil foram impulsionados pelo consumo doméstico, investimentos e pela política monetária, segundo a empresa.

Boa... São Paulo receberá a primeira edição da Expo Peru, de 4 a 7 de novembro, no Memorial da América Latina. Países como Equador, Panamá, Chile, Argentina, Colômbia e Bolívia já receberam o mega evento.

...vizinhança A edição brasileira encerra um ano de aproximação do Peru com os vizinhos latinos. Já foram confirmadas as presenças dos ministros peruanos do Comércio Exterior e Turismo, Minas e Energia, Transportes e Comunicação, além da possibilidade da vinda dos presidentes Alan García e Lula.

Fim do cigarro A Novartis ingressa no mercado antitabagista brasileiro com o lançamento do adesivo Nicotinell, isento de prescrição médica.

Perspectiva de crescimento atrai mais que salário, diz pesquisa

Emprego bom é o que oferece perspectivas de crescimento, além de salário e benefícios atraentes, na opinião de mais de 60% dos empresários entrevistados pela consultoria Quorum Brasil entre agosto e setembro.
O ambiente inadequado, seguido pela falta de treinamento é o que leva os profissionais a deixarem seus postos, segundo a pesquisa, que abordou 120 companhias em todo o país. A localização e a área de atuação da empresa são menos relevantes.
Embora o setor de petróleo e gás seja conhecido pelos altos salários, é citado por apenas 14,4% como o que oferece os melhores empregos. Os líderes são serviços (21,4%) e indústria (17,5%). O setor da construção civil ocupa o 3º lugar, com 15,3%.
Na contratação, a falta de iniciativa dos profissionais, a falta de experiência e a formação inadequada são os maiores entraves. O desconhecimento de idiomas não é grande problema.

Petrobras inaugura unidades em São José dos Campos

As unidades de coque e hidrotratamento de diesel da Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP), serão inauguradas hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.
A unidade de coque converte o óleo combustível em GLP (gás de cozinha), nafta, gasolina, diesel e produz coque de petróleo.
A hidrotratamento de diesel, por sua vez, vai produzir derivados de alta qualidade e baixo teor de enxofre.
A Revap responde por 14% da produção de derivados de petróleo no país. Processa 252 mil barris de petróleo por dia. Seus principais produtos são querosene de aviação, gasolina, gás de cozinha, óleo diesel, nafta petroquímica, óleo combustível, asfalto e propeno.
Em seu pico, a obra gerou 15 mil empregos.
Depois de amanhã, Gabrielli abrirá a Santos Offshore Oil & Gas Expo 2010, feira para segmentos de petróleo, gás, petroquímica, química, construção naval, siderurgia, metal-mecânica, portos e meio ambiente.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK E FLÁVIA MARCONDES


Próximo Texto: Geração "nem-nem" cresce longe de emprego e escola
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.