São Paulo, sábado, 18 de dezembro de 2010

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UOL compra Diveo e cresce no setor de centro de dados

Negócio coloca portal entre líderes de segmento que movimenta R$ 1 bi

Transação deve ser fechada até o dia 30; 1500 clientes no Brasil são incorporados, além de entrada na Colômbia

DE SÃO PAULO

O UOL fechou acordo para comprar a americana Diveo, especializada em serviços de telecomunicações, internet e dados para grandes empresas. Estima-se que o negócio custará entre R$ 300 milhões e R$ 450 milhões.
Caso seja concluída até o dia 30, como anunciado, a transação colocará o UOL entre os três maiores desse ramo no país. Sua participação saltará dos atuais 2,6% para 6,1%, ficando atrás somente de IBM e HP.
Cerca de 1.500 clientes da Diveo serão incorporados só no país. A compra também levará o UOL à Colômbia, primeiro passo na internacionalização do grupo no mercado de data center (centro de dados).
Segundo o IDC (International Data Corporation), esse é um segmento promissor que deve manter o ritmo de 15% de crescimento ao ano até 2014. Hoje, ele movimenta cerca de R$ 1 bilhão.
As empresas que atuam como data center são proprietárias de computadores e servidores (computadores com alta capacidade de armazenamento) e alugam essa infraestrutura para empresas.
No pacote, ainda oferecem softwares (programas) e funcionários que podem ou não ter dedicação exclusiva ao cliente. Nos contratos, as empresas decidem delegar todo o seu departamento de tecnologia da informação e acessam seus dados à distância via internet ou uma rede exclusiva de comunicação.
Esse modelo é conhecido como "computação em nuvem" -os equipamentos desaparecem dos escritórios contratantes e ficam em lugar desconhecido por medida de segurança.
"Na maior parte das vezes, essa terceirização dos departamentos de TI [tecnologia da informação] gera redução de custo para as empresas", diz Reinaldo Roveri, gerente de pesquisa do IDC. "E isso explica boa parte da força desse mercado."

SALTO
Vários são os serviços que uma empresa de data center pode fazer. O mais comum é o de "hospedagem" (armazenamento de dados para acesso remoto). É nesse ramo que a Diveo é forte no país.
Relatório da Flow Research diz que o faturamento da Diveo no ano passado foi de R$ 200 milhões. A companhia seria proprietária do maior data center da América Latina, atuando nas principais capitais do país.


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