São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

China fortalece América Latina, diz americano

FABIANO MAISONNAVE
DE PEQUIM

Em visita a Pequim, o número um do Departamento de Estado dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, elogiou ontem a crescente presença econômica chinesa na região e disse que Washington não a considera uma ameaça.
"Nós recebemos bem o contínuo envolvimento da China em investimento e comércio com os países do hemisfério Ocidental. Isso ajuda a fortalecer as economias, a gerar empregos", disse, na embaixada americana, ao responder a uma repórter da agência estatal Xinhua sobre se os EUA consideravam o gigante asiático uma "ameaça, uma preocupação ou um competidor" ao "seu quintal".
O diplomata está em Pequim para a quarta sessão dos diálogos entre China e Estados Unidos sobre o hemisfério Ocidental, iniciados em 2006. Ele afirmou que se trata de uma prática normal da diplomacia internacional e que Washington adota a mesma prática com países latino-americanos.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: GM dá mais um passo para reabrir capital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.