São Paulo, quinta-feira, 19 de agosto de 2010

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Turista gasta R$ 11,4 mil em média na Copa da África

Governo brasileiro faz pesquisa para identificar perfil de possível visitante

Estimativa é que Mundial de 2014 receba 650 mil estrangeiros, ante 350 mil da Copa do Mundo da África do Sul

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

Os turistas que foram à África do Sul assistir aos jogos da Copa eram, na maioria, homens europeus ou americanos de alta renda. Gastaram, em média, R$ 11,4 mil, excluindo passagens, e passaram 17,6 dias no país.
Os números constam em uma pesquisa da FGV encomendada pelo Ministério do Turismo para subsidiar as ações governamentais para a Copa do Mundo no Brasil.
Foram entrevistadas 4.835 pessoas nas nove cidades-sede da Copa sul-africana. Na amostra colhida pela FGV, 46% eram europeus, e 41%, norte-americanos. Apenas 6% eram africanos, 4%, da Ásia, e 3%, da Oceania.
"[A Copa do] Brasil tem muita similaridade com a da África, por estar a mais de cinco horas de voo dos principais centros emissores de turistas", afirmou à Folha o ministro do Turismo, Luiz Barretto.
"Acreditamos que os turistas da Copa de 2014 terão um perfil parecido em termos de gasto e duração da viagem."
O Brasil recebe 5 milhões de turistas por ano. Eles ficam, em média, 12 dias no país, com um gasto diário de US$ 68 (R$ 120). Na Copa, se os números da pesquisa se repetirem, além de ficarem cinco dias a mais, o gasto diário subirá para R$ 650.
O ministério prevê que 600 mil turistas estrangeiros virão para a Copa, número bem superior aos 350 mil que foram para a África, segundo estimativas extraoficiais.
E, diferentemente da África, onde mais de 80% dos turistas eram europeus ou americanos, no Brasil a maioria deve vir de países vizinhos.
"Nossos vizinhos são muito mais envolvidos com futebol que os africanos, além de terem renda maior", disse o ministro do Turismo.
Hoje, 35% dos estrangeiros que visitam o Brasil são da América Latina.
O destino Brasil foi visto como positivo por 70% dos entrevistados, quando questionados sobre a influência do destino na decisão de viajar para assistir ao Mundial.
A pesquisa mostrou ainda que os turistas que foram à África para a Copa incluíram quatro cidades no roteiro.
"Precisamos trabalhar não apenas na divulgação das 12 cidades-sede mas também de outros destinos no entorno", diz Barretto.


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