São Paulo, terça-feira, 19 de outubro de 2010

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Teste aponta falhas de segurança em carros

Nenhum dos 6 modelos analisados teve pontuação máxima no exame

Avaliação foi feita pela Latin NCAP e pela Proteste; montadoras afirmam que cumprem os requisitos legais


TATIANA RESENDE
DE SÃO PAULO

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina), lançado ontem, mostrou que nenhum dos seis modelos analisados na região atinge o grau máximo de segurança.
No Brasil, a entidade é representada pela Proteste Associação de Consumidores. Ela existe também na Ásia, na Austrália, na Europa e nos Estados Unidos.
Até os mais bem avaliados apresentaram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel.
O Toyota Corolla, que já foi alvo de recall, recebeu a maior nota no teste, com 4 das 5 estrelas possíveis na avaliação para ocupantes adultos.
Já na classificação para crianças conseguiu apenas uma estrela, a menor pontuação - todos os demais obtiveram duas estrelas.
Esse veículo e o Chevrolet Meriva foram escolhidos por terem similares na Europa, embora com versões mais antigas no Brasil. Para o Corolla, o resultado foi semelhante em ambos os testes, de acordo com Jean-Marie Mortier, coordenador do Latin NCAP. Já o Meriva vendido na Europa "teve uma avaliação um pouco melhor" porque possui itens de segurança mais modernos.
O pior desempenho foi observado no Geely, marca chinesa ainda não vendida no Brasil, com nenhuma estrela.
Os outros veículos avaliados foram Fiat Palio, VW Gol e Peugeot 207, feitos no Brasil ou na Argentina, e com vendas representativas.
Mortier destaca a importância de o consumidor ter acesso a essas informações "para escolher um automóvel seguro e poder pressionar os fabricantes a melhorar".
O executivo ressalta ainda que os brasileiros devem se preocupar não apenas com os acessórios para elevar o conforto, mas também com os itens de segurança.
Luiz Carlos Mello, do Centro de Estudos Automotivos, concorda que os consumidores dos EUA e da Europa dão mais importância à segurança do que o público local, mas afirma que esse tipo de preocupação vem crescendo.
A partir de 2014, todos os veículos terão de sair de fábrica com freios ABS e com airbag, segundo regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

OUTRO LADO
Em nota, a Anfavea (associação do setor) afirmou que "as montadoras, ao produzir seus veículos e comercializá-los, cumprem integralmente os requisitos legais".
"Com relação a testes comparativos de produtos comercializados em mercados diferentes, portanto, com exigências legais diversas, deve-se ponderar as avaliações, sob pena de realizar-se uma análise equivocada."


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