São Paulo, domingo, 19 de dezembro de 2010

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Mercado Aberto

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Bancos privados também sobem os morros com UPPs

Além do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que anunciaram a inauguração de agências no Complexo do Alemão, bancos privados também se preparam para abrir unidades em áreas que receberam UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), no Rio de Janeiro.
As instituições evitam divulgar em que favelas planejam se instalar para não gerar especulação imobiliária.
O Bradesco inaugura ainda neste ano uma agência na Cidade de Deus carioca e projeta, para o primeiro semestre de 2011, pelo menos mais três, em áreas que foram objeto da ação policial.
"O banco tem de chegar à comunidade e não uma comunidade de 70 mil pessoas ir até o banco", diz Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco.
As novas agências do Bradesco terão porte médio, de cerca de 200 mil metros quadrados. O Bradesco já está na Rocinha e no Cantagalo.

BANCO DO BRASIL
A abertura da agência do Banco do Brasil no Alemão poderá ficar para janeiro, segundo Aldemir Bendine, presidente do BB.
Algumas outras regiões são estudadas pelo banco.
"É importante mostrar para a população a presença do Estado", diz o executivo.
"Buscamos áreas que tenham possibilidade de inclusão bancária, mas que ofereçam condições de segurança e logística", afirma Bendine.
O BB está chegando também às favelas Cidade de Deus e Rocinha.

ITAÚ UNIBANCO
Como outras instituições, o Itaú Unibanco também se comprometeu com o governador Sérgio Cabral em abrir agências em áreas pacificadas, segundo Zeca Rudge, vice-presidente de relações institucionais do banco.
"Já fizemos reunião com as secretarias no Rio para busca de locais", diz. O banco ainda não tinha planos de ter agências nas favelas da cidade.
"Foi pós-crise no Rio que achamos que seria o momento de dar apoio ao trabalho do governador e do Beltrame [secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame]", conta Rudge.
"Era hora de apostar na recuperação da região e restabelecer a confiança da população", conclui.

Votorantim anuncia fábrica de cimento no Maranhão
A Votorantim Cimentos investe pela primeira vez no Maranhão.
De olho na demanda no Estado, a empresa vai construir uma fábrica com capacidade para 750 mil toneladas de cimento por ano para abastecer o mercado local.
O investimento será de R$ 80 milhões e deve gerar 450 postos de trabalho para a construção e 180 empregos diretos e indiretos para a operação da nova unidade.
A planta entra em operação no ano que vem.
A construção da nova unidade faz parte do projeto da companhia para atender o consumo que cresce na região, descentralizar e interiorizar a utilização do cimento no país, segundo a Votorantim Cimentos.
Até o final de 2013, a empresa terá aumentado a sua atual capacidade de produção de 27 milhões de toneladas para 42 milhões de toneladas por ano.

Casa... A Brookfield Incorporações vai lançar nesta semana dois empreendimentos na região do Pacaembu, zona oeste de São Paulo.

...e trabalhos Os projetos unem em um só local um condomínio residencial e salas comerciais, com acessos diferenciados. O VGV (Valor Geral de Vendas) total é de R$ 95 milhões.

Presentes Os itens recordistas de compras pela internet são perfume, eletrônico e livro, segundo pesquisa com mulheres da Sophia Mind. O tíquete médio será de R$ 140.

Consumidor antecipa compra de viagem para Carnaval
Mais de 50% dos pacotes de viagens internacionais para o Carnaval já estão reservados, segundo a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Para o presidente da Abav, Carlos Alberto Ferreira, o brasileiro já aprendeu que consegue preços e condições melhores quando se programa com antecedência.
Como o Carnaval de 2011 será apenas em março, as agências de viagens têm a expectativa de vender mais pacotes do que neste ano, pois há um tempo maior para as pessoas economizarem depois do Réveillon.
As perspectivas do setor estão amparadas no aumento da renda média no país e na valorização do real.
Neste ano, 1,2 milhão de brasileiros foram para os Estados Unidos, 38% a mais que no ano passado.
Além dos destinos tradicionais, há aumento da demanda para África do Sul e para os caribenhos Aruba e República Dominicana.
O país africano receberá mais turistas devido à visibilidade que teve durante a Copa do Mundo e à melhoria da estrutura hoteleira.
Já o crescimento das vendas em Aruba e República Dominicana é consequência da dificuldade para conseguir o visto mexicano e ir para Cancún, afirma Ana Almeida, subgerente de vendas da agência ITM.

QUERIDO PAPAI NOEL...

Enfeite de Natal

São longínquas as inspirações para a criação de peças oferecidas pelas joalherias neste Natal.
Na Cartier, as joias de uma coleção exótica que remete ao leopardo estão entre as mais procuradas neste ano.
A Tiffany & Co. lançou em julho em Nova York uma coleção com diamantes amarelos -os coloridos são mais raros. Só um em cada 10 mil diamantes é de uma cor extravagante.
As pedras são adquiridas por um acordo com a mina Gem Diamonds Ellendale, na Austrália Ocidental.
As peças de pedras amarelas começaram a chegar à vitrine da marca no Brasil, no fim de novembro. Os preços na loja variam de R$ 9.180, um anel, a R$ 26.520 por um pendente.
Na loja da designer Silvia Furmanovich, uma pulseira de tema egípcio custa R$ 66.800.

com JOANA CUNHA, ALESSANDRA KIANEK e VITOR SION


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