São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011

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MÍDIA

Sites com mais de uma fonte de financiamento têm produção maior

DE NOVA YORK - Sites de notícias sem fins lucrativos que têm mais de uma fonte de financiamento para suas operações costumam ser menos ideológicos e produzir mais conteúdo do que rivais que têm uma única origem de recursos.
Além disso, tendem a ser mais transparentes.
Essas são conclusões de estudo elaborado pelo instituto americano Pew Research Center's Project for Excellence in Journalism, que analisou 46 sites jornalísticos criados nos EUA de 2005 para cá -todos com alcance estadual ou nacional.
Os sites têm em comum o fato de terem sido criados por instituições ou pessoas "motivadas por algum outro motivo que não o lucro".
"Isso os distingue dos órgãos comerciais de notícia que dominaram o século 20, cujas principais fontes de faturamento -publicidade e circulação- eram óbvias", afirma o estudo.
O texto afirma ainda que o fato de o site não ter fins lucrativos não define o tipo de conteúdo que ele produz.
Alguns se enquadram no modelo tradicional das operações jornalísticas, com perspectivas e ideias abrangentes.
Outros, no entanto, se "encaixam mais dentro daquilo que pode ser considerado noticiário partidário".
Para o instituto, ainda que o consumidor americano possam encontrar conteúdo partidiário em sites comerciais, esses veículos são alvo de investigações minuciosas.


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