São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CONTA DE LUZ

Agência de energia quer incluir novo fator no cálculo de reajuste

DE BRASÍLIA - A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) quer incluir no cálculo de reajuste das tarifas de energia um novo fator, que vai refletir a qualidade do serviço e o nível de investimento das distribuidoras em infraestrutura. A informação foi publicada na edição de ontem de "O Estado de S. Paulo".
A lógica dessa nova variante é a redução dos reajustes no caso de mau desempenho, ou a elevação do reajuste, caso a empresa tenha melhorado seu indicador de qualidade. A mudança será votada no início de novembro, no âmbito do terceiro ciclo de revisões tarifárias.
O indicador de qualidade leva em consideração investimentos e a avaliação da quantidade e duração de interrupções de fornecimento. As mudanças do terceiro ciclo deveriam ter sido definidas no fim de 2010. Algumas distribuidoras tiveram suas tarifas congeladas pelo atraso.
Além do novo fator, o terceiro ciclo vai abordar toda a metodologia do cálculo dos reajustes, como custos operacionais, ganhos de eficiência e taxas de remuneração.
Será a primeira vez que a Aneel vai considerar a qualidade do serviço como componente da formação do reajuste. Até então, só eram consideradas questões como o ganho médio de produtividade e a relação entre mercado e custos


Texto Anterior: Fracassa fusão no setor de crédito imobiliário
Próximo Texto: Brasileira de comércio via internet entra no México
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.