São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Lojas da Apple fecham durante 3 horas em homenagem a Jobs

Tributo na sede da empresa tem shows de Coldplay e Norah Jones

FERNANDA EZABELLA
DE LOS ANGELES

Uma cortina branca na frente das lojas da Apple pelo mundo impediu curiosos de assistir à homenagem que a empresa prestou a Steve Jobs, num evento com música ao vivo fechado para funcionários, na manhã de ontem.
O tributo aconteceu na sede da empresa, em Cupertino, e teve transmissão para lojas do mundo todo, que fecharam durante três horas. O fundaddor da Apple morreu no começo deste mês, aos 56 anos, após sofrer com câncer pancreático. Imagens de helicóptero de uma emissora de TV mostraram centenas de pessoas reunidas no centro do campus da firma, na pequena cidade californiana do Vale do Silício. Fotos gigantes do fundador da Apple foram suspensas do lado de fora dos prédios.
De acordo com relatos de funcionários no Twitter, a banda Coldplay e cantora Norah Jones tocaram ao vivo. Chris Martin, líder do grupo britânico, disse ao final da homenagem para todos voltarem ao trabalho porque era isso o que Jobs provavelmente gostaria.
Numa loja da Apple em Los Angeles, um cartaz na frente da cortina branca avisava aos clientes que o local ficaria fechado das 10h às 12h (horário local). Perto das 12h, uma fila se formava do lado de fora com gente esperando para entrar. Dois seguranças na porta impediam os curiosos de chegar perto.

SIGILO
O evento foi organizado com bastante sigilo, como tudo na Apple. O executivo-chefe da empresa, Tim Cook, que substitui Jobs em agosto, afirmou num e-mail endereçado aos empregados que a homenagem era para "relembrar as coisas incríveis que Steve alcançou na vida".
Essa foi a terceira homenagem do tipo desde a morte de Jobs. No dia 7, a família organizou uma pequena recepção e, no domingo passado, um tributo maior numa igreja no centro do campus da Universidade de Stanford, fechado para convidados, que contou com forte esquema de segurança e com as presenças de Bill Gates, Larry Page, Rupert Murdoch, Bill Clinton e Al Gore.
De acordo com fontes ouvidas pelo jornal "The New York Times", Joan Baez cantou "Swing Low, Sweet Chariot", e Bono, do U2, cantou "Every Grain os Sand", de Bob Dylan, de quem Jobs era fã. Jonathan Ive, vice-presidente de design industrial da Apple, disse que Jobs, durante suas reuniões, dava muitas ideias malucas junto com outras muito boas.

BRASIL
Como o Brasil não tem lojas próprias da Apple, não houve nenhuma homenagem a Steve Jobs. As lojas revendedoras dos produtos da marca no país não aderiram ao movimento. No dia seguinte ao anúncio da morte de Jobs, varejistas como a Fnac e A2You promoveram homenagens ao criador do iPad.


Texto Anterior: Novo sistema da Apple causa problemas
Próximo Texto: Mídia: CNN anuncia instalação de escritório em SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.