São Paulo, quinta-feira, 21 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

iPad tem aplicativo especial para bebês

Interação de filhos com tablets estimula programadores a lançar programas lúdicos para o segmento infantil

Desenvolvedor dos EUA criou programa que transforma o iPad em instrumento musical para bebês

GABRIEL BALDOCCHI
COLABORAÇÃO PARA FOLHA

Para os pais que se perguntam o que o filho de um ano pode fazer com um iPad, a resposta pode ser música.
Um desenvolvedor norte-americano criou o "Baby's musical hands", um aplicativo voltado para bebês. O programa não está disponível no Brasil.
Para conseguir a interação desse público tão específico, o fundador, Owen Goss, transformou a tela do aparelho em um atrativo aglomerado de cores.
O espaço foi divido em 15 quadrados com diferentes tonalidades de amarelo, vermelho e azul. Cada uma corresponde ao som de um instrumento musical.
Há também uma resposta visual para a interação do bebê. Uma onda de pequenas estrelas se dissipa em cada toque, como o estouro de fogos de artifício. Essa opção garante a funcionalidade do brinquedo mesmo quando os pais se cansam da repetição dos sons.

INSPIRAÇÃO
Para os curiosos interessados em saber o que levou um desenvolvedor a chegar a tal produto, a resposta é simples: sua própria experiência.
"Como um desenvolvedor de games, amo meu iPad. Mas, como um pai recente, percebi como o meu filho também adora. Decidi que poderia colocar minha experiência como desenvolvedor para iPad em uso e criei um programa para o meu filho brincar", afirma Goss na descrição do produto.
Natalie Wechsler, mãe de dois filhos -dois e quatro anos-, surpreendeu-se ao ver a interação deles com o aparelho. "Trabalho muito com tecnologia e eles veem isso, então adoram."
Ela encontrou nos aplicativos uma forma de distração para as crianças. "Num restaurante, se está demorando muito, a gente coloca eles para interagir."
Wechsler, que mora nos EUA, montou um blog com informações em português sobre os programas para os bebês. O infantapps.com.br recebe 60 visitas por dia.
Assim como Goss, ela transformou a brincadeira em negócio. Passou a usar a sua experiência como programadora para criar aplicativos infantis. Já são quatro títulos, como o "Quem sou eu animais?".
O blog reúne descrições e avaliações para mais de 20 programas. Uma busca com as palavras "baby toy" na Apple Store brasileira traz também 72 resultados.
Na loja virtual brasileira, pais encontram opções como "Turma da galinha pintadinha", de animação musical, "Cadê mamãe?", que liga filhotes de animais aos seus pais e o "Music box for kids", simulador de instrumentos musicais.


Texto Anterior: Julio Vasconcellos: Qual é a idade de um empreendedor?
Próximo Texto: Depoimento: Apertou cada um dos quadrados coloridos com um largo sorriso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.