São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresa não pode se isolar, diz fundador da Wikipedia

Consumidor deve ser ouvido, afirma Wadha

DE SÃO PAULO

As empresas que isolam suas decisões em debates internos e não ouvem consumidores ou parceiros correm o risco de fracassar na era da informação.
A afirmação foi dada por Kul Wadha, fundador da Wikimedia Foundation/Wikipedia Kul Wadha em entrevista na Campus Party, feira de tecnologia que termina amanhã em São Paulo.
"As empresas não podem ficar isoladas numa caixa. Devem compreender o peso de suas decisões em relação ao ambiente em que estão e também devem ouvir seus parceiros", afirmou.
Wadha deu o exemplo da telefonia celular, em que o ciclo de desenvolvimento de produtos está mais acelerado na era da inovação. A antes líder isolada Nokia enfrenta concorrência pesada de empresas como a Apple, com o iPhone, e a RIM (do BlackBerry), que conseguiram se adaptar mais rapidamente.
O compartilhamento de informação é traduzido também em negócios para a Wikimedia Foundation. A empresa anunciou interesse de ter operação local para impulsionar essa área no Brasil e também uma parceria com a Telefônica para conteúdo móvel. A empresa também deve melhorar o conteúdo de suas páginas em português.
Criada em 2001, a enciclopédia livre Wikipedia já tem mais de 14 milhões de artigos em centenas de dialetos e idiomas. (CAMILA FUSCO)


Texto Anterior: Critérios de análise estão em consulta pública
Próximo Texto: Foco: Chuva entra na arena da Campus Party e participantes protegem computadores
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.