São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Obama nomeia presidente da GE como assessor da Casa Branca

Conselho muda de nome e passa a ter foco na criação de emprego

DE NOVA YORK
DE WASHINGTON


O governo Barack Obama intensificou a sua estratégia de mudar o foco da política econômica, com a escolha, ontem, do presidente-executivo da GE, Jeffrey Immelt, para presidir o Conselho da Casa Branca de Emprego e Competitividade.
A prioridade, antes a recuperação da crise financeira, passou a ser a criação de empregos, ainda mais com a proximidade da eleição presidencial (faltam menos de dois anos para o pleito).
Apesar de os Estados Unidos terem criado pouco mais de 1 milhão de vagas no ano passado, mais de 7 milhões de postos de trabalho foram perdidos desde o início de 2008.
Immelt, que vai continuar no comando da General Electric, substitui Paul Volcker (ex-presidente do banco central americano) como assessor de Obama, ainda que o órgão tenha mudado de nome. Antes, chamava-se Conselho de Assessoramento de Recuperação Econômica.
No início deste mês, o governo já havia anunciado William Daley para a chefia do gabinete (o equivalente a ministro da Casa Civil).
Daley é visto como um homem do mercado, após ter sido secretário de Comércio no governo Bill Clinton e trabalhar no banco JPMorgan.
"Nós acreditamos que a GE tenha algo a ensinar para empresas de todos os EUA", disse Obama.

CHINA
A subsecretária do Tesouro dos EUA para Assuntos Internacionais, Lael Brainard, disse ontem que a China indicou compromisso com a contínua flexibilização do yuan e que houve progresso no tema com a visita do líder Hu Jintao a Washington.
A fala de Brainard, em tons otimistas, foi interpretada como sinalização de aceleração da apreciação da moeda chinesa por parte de Pequim.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Selo de fiscalização do vinho vai parar na Justiça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.