São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2011

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MERCADO ABERTO

MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br

Europeu foge de crise e busca franquia no Brasil

O setor de franquias, que em 2009 se beneficiou dos reflexos que a crise internacional provocou no Brasil, começa agora a colher os frutos da insegurança na Europa. Empreendedores estrangeiros darão novo impulso à medida que o Brasil surge como alternativa à falta de oportunidade nos países de origem, segundo especialistas.
Na crise de 2008, muitos brasileiros, executivos que perderam o emprego e investidores com medo da Bolsa, migraram para o setor. "Agora há uma onda de empreendedores estrangeiros montando empresas brasileiras e redes internacionais se instalando também", diz Ana Vecchi, da consultoria especializada VecchiAncona. "Estamos vendo franqueadores com apetite de encontrar 'master franqueados' e franqueados aqui", diz Maria Cristina Franco, da ABF (associação de franchising). O último evento que reuniu o setor no país recebeu o maior número de estrangeiros. A Funky Fish, rede de acessórios femininos que nasceu na Espanha em 1996 e se prepara para entrar no país, exemplifica a situação. A nova marca de depilação e estética Siluets, recém inaugurada, aponta o ingresso europeu no Brasil. "A equipe é brasileira e os empreendedores, estrangeiros. O Brasil é um mercado melhor", diz o espanhol Ignacio Ferreiro.
O italiano Daniel Auli veio instalar a rede Biquini Bar. "Eu morava em Nova York. E, quando acontece uma crise, somos forçados a pensar coisas novas", diz.

"Pelo fato de EUA e Europa viverem momento econômico reverso do nosso, é coerente que olhem o Brasil com apetite"
MARIA FRANCO
vice-presidente da ABF


Eletropaulo é o maior alvo de queixas em julho e agosto

Depois de revezarem a liderança no número de reclamações no Procon-SP por oito meses, B2W e Telefônica deram lugar à Eletropaulo. A empresa de eletricidade foi responsável pelo maior número de reclamações em julho e agosto. Foram 462 no primeiro mês e 449 no segundo. A Telefônica manteve o segundo lugar nos dois meses, e a B2W (que controla a Americanas.com e o Submarino) teve uma redução de 18% nas reclamações no período.
Com exceção da Claro, que ficou em terceiro lugar em agosto, todas as empresas tiveram redução de reclamações nos últimos quatro meses. A Eletropaulo afirmou, via assessoria, que a maioria de seus atendimentos refere-se a pedidos de indenização por danos causados por apagões. A B2W disse que está investindo para oferecer "um bom serviço". A Claro e a Telefônica informaram que as queixas representam um percentual baixo diante da base de clientes.

Ares... O primeiro dos três aviões adquiridos recentemente pela companhia aérea uruguaia Pluna chegou ontem a Montevidéu.

...uruguaios As aeronaves custaram cerca de US$ 80 milhões. Com elas, a frota será de 13 aviões até dezembro. Hoje, dos 15 destinos da empresa, nove estão no Brasil.

Desembolso O Banco do Brasil aprovou mais de R$ 1 bilhão para a linha BNDES Capital de Giro Progeren, com desembolso de R$ 650 milhões para a modalidade, que foi reaberta no mês passado.

Casa... A consolidação do mercado publicitário está longe de terminar. "Diferentemente do que dizem, ainda existem casas à venda na praia", brinca Alexandre Gama, diretor-presidente da Neogama/BBH, referindo-se a uma declaração de Nizan Guanaes.

...na praia A Neogama/BBH já conversou com três grupos ou empresas de consultoria nos últimos meses, entre eles a Estáter e a Madia Mundo Marketing. O terceiro contato foi feito na Riviera Francesa, durante o último festival internacional de publicidade, o Cannes Lions.

SANDUÍCHE CAIPIRA
A rede de restaurantes Subway abrirá cerca de 350 unidades até o final de 2012. Com as novas inaugurações, que devem movimentar cerca de R$ 100 milhões, a companhia terá mais de mil franquias no Brasil. "Pretendemos interiorizar a marca, então nosso foco são cidades com cerca de 100 mil habitantes", diz a gerente nacional da Subway, Roberta Damasceno.
A meta da companhia é chegar a 1.500 unidades no país antes da realização da Copa do Mundo de 2014. As regiões Norte e Nordeste devem receber o maior número de franquias, pois são os locais onde a marca mais pode crescer no Brasil, de acordo com Damasceno.

com JOANA CUNHA, VITOR SION, LUCIANA DYNIEWICZ e MARIANA BARBOSA


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