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MERCADO ABERTO
MARIA CRISTINA FRIAS - cristina.frias@uol.com.br
Europeu foge de crise e busca franquia no Brasil
O setor de franquias, que em 2009 se beneficiou dos reflexos que a crise internacional provocou no Brasil, começa agora a colher os frutos da insegurança na Europa.
Empreendedores estrangeiros darão novo impulso à medida que o Brasil surge como alternativa à falta de oportunidade nos países de origem, segundo especialistas.
Na crise de 2008, muitos brasileiros, executivos que perderam o emprego e investidores com medo da Bolsa, migraram para o setor.
"Agora há uma onda de empreendedores estrangeiros montando empresas brasileiras e redes internacionais se instalando também", diz Ana Vecchi, da consultoria especializada VecchiAncona.
"Estamos vendo franqueadores com apetite de encontrar 'master franqueados' e franqueados aqui", diz Maria Cristina Franco, da ABF (associação de franchising). O último evento que reuniu o setor no país recebeu o maior número de estrangeiros.
A Funky Fish, rede de acessórios femininos que nasceu na Espanha em 1996 e se prepara para entrar no país, exemplifica a situação.
A nova marca de depilação e estética Siluets, recém inaugurada, aponta o ingresso europeu no Brasil. "A equipe é brasileira e os empreendedores, estrangeiros. O Brasil é um mercado melhor", diz o espanhol Ignacio Ferreiro.
O italiano Daniel Auli veio instalar a rede Biquini Bar.
"Eu morava em Nova York. E, quando acontece uma crise, somos forçados a pensar coisas novas", diz.
"Pelo fato de EUA e Europa viverem momento econômico reverso do nosso, é coerente que olhem o Brasil com apetite"
MARIA FRANCO
vice-presidente da ABF
Eletropaulo
é o maior alvo de queixas em julho e agosto
Depois de revezarem a liderança no número de reclamações no Procon-SP por oito meses, B2W e Telefônica deram lugar à Eletropaulo.
A empresa de eletricidade foi responsável pelo maior número de reclamações em julho e agosto. Foram 462 no primeiro mês e 449 no segundo.
A Telefônica manteve o segundo lugar nos dois meses, e a B2W (que controla a Americanas.com e o Submarino) teve uma redução de 18% nas reclamações no período.
Com exceção da Claro, que ficou em terceiro lugar em agosto, todas as empresas tiveram redução de reclamações nos últimos quatro meses.
A Eletropaulo afirmou, via assessoria, que a maioria de seus atendimentos refere-se a pedidos de indenização por danos causados por apagões.
A B2W disse que está investindo para oferecer "um bom serviço". A Claro e a Telefônica informaram que as queixas representam um percentual baixo diante da base de clientes.
Ares... O primeiro dos três aviões adquiridos recentemente pela companhia aérea uruguaia Pluna chegou ontem a Montevidéu.
...uruguaios As aeronaves custaram cerca de US$ 80 milhões. Com elas, a frota será de 13 aviões até dezembro. Hoje, dos 15 destinos da empresa, nove estão no Brasil.
Desembolso O Banco do Brasil aprovou mais de R$ 1 bilhão para a linha BNDES Capital de Giro Progeren, com desembolso de R$ 650 milhões para a modalidade, que foi reaberta no mês passado.
Casa... A consolidação do mercado publicitário está longe de terminar. "Diferentemente do que dizem, ainda existem casas à venda na praia", brinca Alexandre Gama, diretor-presidente da Neogama/BBH, referindo-se a uma declaração de Nizan Guanaes.
...na praia A Neogama/BBH já conversou com três grupos ou empresas de consultoria nos últimos meses, entre eles a Estáter e a Madia Mundo Marketing. O terceiro contato foi feito na Riviera Francesa, durante o último festival internacional de publicidade, o Cannes Lions.
SANDUÍCHE CAIPIRA
A rede de restaurantes Subway abrirá cerca de 350 unidades até o final de 2012.
Com as novas inaugurações, que devem movimentar cerca de R$ 100 milhões, a companhia terá mais de mil franquias no Brasil.
"Pretendemos interiorizar a marca, então nosso foco são cidades com cerca de 100 mil habitantes", diz a gerente nacional da Subway, Roberta Damasceno.
A meta da companhia é chegar a 1.500 unidades no país antes da realização da Copa do Mundo de 2014.
As regiões Norte e Nordeste devem receber o maior número de franquias, pois são os locais onde a marca mais pode crescer no Brasil, de acordo com Damasceno.
com JOANA CUNHA, VITOR SION, LUCIANA DYNIEWICZ e MARIANA BARBOSA
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