São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

E EU COM ISSO?

Consumo de carro flex é igual ao do movido a gasolina

DE SÃO PAULO

Vale a pena abastecer o carro flex com álcool quando ele custa até 70% do preço da gasolina. Hoje, em todos os Estados, com exceção de Mato Grosso, o derivado do petróleo é mais favorável para o bolso.
Do ponto de vista técnico, essa migração não prejudica o rendimento do veículo. O consumo médio de gasolina de um carro flex é praticamente o mesmo de um automóvel que só roda com esse combustível, segundo especialistas.
"É até melhor no caso do flex, que tem uma taxa de compressão maior, o que melhora o rendimento do motor", afirma Renato Romio, diretor da Divisão de Motores e Veículos do Instituto Mauá de Tecnologia.
Já Roberto Bortolussi, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da FEI, diz que o rendimento depende da forma de utilização do veículo. Nos primeiros dez minutos de uso, o motor flex trabalha frio e o sistema de injeção coloca muito mais combustível, afirma o especialista.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Análise: Só aumento da oferta de álcool trará equilíbrio de volta ao setor
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.