São Paulo, quinta-feira, 24 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Uso de SMS no Brasil perde para Argentina

Brasileiros enviaram 21 mensagens de texto por mês em 2010, ante média de 120 no vizinho

GIULIANA VALLONE
DE SÃO PAULO

O uso de mensagens SMS cresceu 75% no Brasil em 2010, mas continua muito abaixo de outros países da América Latina.
A informação é de pesquisa divulgada pela consultoria Acision, que aponta que os brasileiros enviaram cerca de 21 mensagens de texto por mês no ano passado.
O número fica bem abaixo do registrado em outros países da região, como Argentina, Venezuela e México (veja tabela acima).
O principal fator que desestimula o uso dessas mensagens no país ainda é o preço. A UIT (União Internacional de Telecomunicações) estima que, enquanto a média mundial é de R$ 0,13 por SMS, no Brasil o custo dessas mensagens chega a R$ 0,35.
"O problema mais importante é o custo da mensagem em relação aos minutos de voz. Nos outros países, é mais barato mandar um SMS do que fazer uma ligação", disse Mariana Rodriguez, diretora da Convergência Research -responsável pela realização do levantamento.
Ela apontou ainda que diferenças culturais também fazem diferença nas estatísticas sobre SMS.

RECEITA
A pesquisa da Acision mostra ainda que a receita bruta das operadoras de telefonia brasileira com serviços de valor agregado (VAS) somou R$ 10,93 bilhões em 2010, 42% acima do registrado no ano anterior.
O Brasil é o único país da América Latina em que a receita de dados via internet supera a gerada por SMS: 47%, ante 42% do total de receitas com os serviços VAS.
E, de acordo com Fiamma Zarife, diretora de serviços de valor adicionado da Claro, a tendência é que a internet continue ganhando espaço na comunicação entre os usuários de celular.
Isso porque o custo de entrar na internet e enviar mensagens instantâneas ficará mais baixo que o cobrado pelas mensagens de texto.
O SMS pode crescer, porém, na comunicação entre clientes e empresas.
Os serviços VAS incluem mensagens SMS e MMS (multimídia), internet móvel, entretenimento (como música e jogos) e publicidade.


Texto Anterior: Principal uso do iPad é para ler notícias, indica pesquisa
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.