São Paulo, quinta-feira, 24 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicidade do país tem desempenho recorde em Cannes

Na contramão de ricos, Brasil inscreve mais peças e fatura 54 leões; resultado supera 2008

MARIANA BARBOSA
ENVIADA A CANNES

A propaganda brasileira bateu recorde em premiações nesta 57ª edição do Festival Internacional de Cannes, o Oscar da publicidade.
Nas 9 de 12 categorias de prêmios já anunciadas, o Brasil faturou 54 leões, melhor desempenho da história do país. Em 2008, recorde até então, o Brasil levou 41 leões.
O resultado reflete o fato de que a crise não foi muito sentida no Brasil em 2009, diferentemente de seus efeitos na Europa, nos EUA e no Japão. Enquanto as nações desenvolvidas diminuíram o número de campanhas inscritas no festival, o Brasil registrou um aumento de 36%.
O país concorre, ainda, com a AlmapBBDO ao prêmio de agência do ano. A premiação será anunciada no sábado, dia do encerramento do festival. A Almap foi a agência brasileira que mais enviou inscrições neste ano: 227 peças, em 11 categorias.
Dos 54 leões recebidos pelo Brasil, 7 foram de ouro, 15 de prata e 32 de bronze.
O país pode faturar mais seis prêmios até o final do festival -nas categorias filme, produção e Titanium.

HAMBÚRGUER
Entre as campanhas brasileiras mais premiadas está a do Whopper Face, criada pela Ogilvy para o Burger King, que ganhou quatro leões -dois de prata em marketing direto e outdoor e dois bronzes em promoção e mídia.
Na ação, o cliente que ia até a loja e pedia um Whopper era surpreendido com a própria fotografia impressa na embalagem do lanche.
A campanha de lançamento da edição brasileira da revista de música "Billboard", criada pela AlmapBBDO, também está entre as mais premiadas -recebeu dois leões de ouro na categoria mídia impressa.
A campanha, chamada "Música, entenda do que é feita", trazia imagens dos artistas Bono Vox, Amy Winehouse, Eminen e Lady Gaga. Cada imagem era composta de rostos minúsculos de outros artistas que influenciaram cada um deles.


Texto Anterior: Com renda maior, gasto com comida vai para bem durável
Próximo Texto: Mídia: Propaganda na web deve crescer nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.