São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barbosa assume comando da Abril S.A.

Ex-presidente do banco Santander será o novo presidente-executivo da empresa e integrará Conselho Editorial

Executivo ficará responsável pelas áreas de mídia, gráfica e distribuição da companhia

MARIANA BARBOSA
TONI SCIARRETTA

DE SÃO PAULO

Presidente do Conselho do Banco Santander, Fábio Barbosa voltará para uma função executiva ao assumir, a partir do dia 26 de setembro, a presidência da Abril S.A.
Colunista da Folha, Barbosa comandou a fusão do Real com o Santander em 2007, assumindo a presidência do banco espanhol no país. Ele estava desde o início do ano só no conselho da instituição.
Na Abril, será responsável pelos negócios de mídia, gráfica e distribuição, reportando-se diretamente ao chairman Roberto Civita. Nos últimos seis anos, o cargo era ocupado por Giancarlo Civita, que passará a atuar como vice-chairman da Abrilpar, holding da família Civita, ao lado do pai.
Giancarlo será responsável pelas operações da holding e também pelo comando de Elemidia, Casa Cor e Editora Caras. Já a Abril Educação, controlada pela Abrilpar, permanece sob o comando de Manoel Amorim, que se reporta diretamente a Civita.
"A culpa é de vocês [jornalistas]. Percebi nesses anos de convívio que vocês têm uma vida mais interessante e divertida do que a nossa [no banco]", brincou Barbosa, 56, que integrará também o Conselho Editorial da Abril.
"Estou muito animado com o desafio. É um setor novo, que tem muito trabalho para desenvolver", disse o executivo, que não quis falar sobre os desafios que o aguardam.
Barbosa tem um relacionamento antigo com os Civita. Integrou o conselho de administração do grupo entre março de 2004 e fevereiro de 2007.
Sob o comando de Barbosa, o Santander realizou, em 2009, uma das maiores operações de abertura de capital da história da Bolsa, levantando quase R$ 14 bilhões.
A Abril tem projeto antigo de ofertar ações. Em 2006, chegou a entrar com um pedido de abertura de capital, mas o processo foi interrompido com a venda de 30% das ações para o grupo de mídia sul-africano Naspers. Há um mês, o grupo fez a oferta de ações da Abril Educação.
O Grupo Abril (incluindo a Abril Educação) registrou uma receita líquida de R$ 3,028 bilhões em 2010.


Texto Anterior: Vinicius Torres Freire: O mix da Fazenda e a salada oficial
Próximo Texto: Negócio: Magazine Luiza vai vender produtos por Facebook e Orkut
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.