São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alfândega lenta afeta negócios nos EUA

Para companhias de aviação e hotéis, medidas de segurança severas desencorajam passageiros estrangeiros
U.S. Travel Association e empresas de hotelaria pressionam governo para relaxar regime de concessão de vistos

SUSAN STELLIN
DO "NEW YORK TIMES"

Com a recuperação nas viagens internacionais, o tempo de espera para passar pela alfândega cresce nos EUA e a demora começa a desencorajar passageiros estrangeiros.
"Em muitos dos nossos principais portões de entrada, as filas da alfândega são longas demais e os passageiros se frustram", disse Steve Lott, porta-voz da Associação de Transporte Aéreo, uma organização setorial das companhias de aviação.
A organização pressiona pela contratação de pessoal, a fim de reduzir as filas. Companhias de aviação, hotéis e outras empresas do setor se preocupam com a possibilidade de que normas severas de segurança estejam desencorajando o turismo.
A U.S. Travel Association e empresas de hotelaria pressionam o governo para relaxar o regime de concessão de vistos de países como China, Brasil e Índia. Já as companhias de aviação pedem um processo de recepção mais confortável para o turista.
"Os visitantes estrangeiros são uma área essencial de crescimento para as companhias de aviação dos Estados Unidos", disse Lott. De acordo com ele, o principal problema é a falta de agentes de alfândega nos aeroportos durante os horários de pico de chegada de voos internacionais.
John Wagner, diretor-executivo do programa de admissão de passageiros da alfândega norte-americana, reconhece que a espera vem aumentando "um pouco", mas diz que a agência está tomando providências para lidar com o aumento de turistas. A agência planeja fazer contratações, mas não se sabe ainda o número.
"Para o visitante estrangeiro, é difícil chegar aqui", disse Arne Sorenson, presidente da Marriott International.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.


Texto Anterior: Mario Mesquita: A mensagem das montanhas
Próximo Texto: 'Febre' do brinquedo-surpresa dá respiro à indústria na Europa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.