São Paulo, quarta-feira, 24 de novembro de 2010

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COMUNICAÇÃO

Correios propõem mudar regra de contratação de empresas aéreas

DE BRASÍLIA - Depois de uma série de escândalos e sob o risco de um apagão postal, os Correios vão mudar a sua forma de contratação de aeronaves que fazem o transporte de correspondências e sedex de sua malha postal.
Entre as mudanças, a reformulação da malha aérea nacional e o aumento da capacidade de transporte por viagem para as empresas, com possibilidade de compartilhamento de carga (as empresas não precisarão prestar serviço exclusivo em alguns casos).
A centralização de compra de combustível nos Correios, com ganhos de escala, também deve fazer parte do novo modelo.
Mas a principal mudança será a extensão da duração dos contratos, que hoje são feitos pelo prazo de um ano, para cinco anos. O objetivo é facilitar as operações de leasing (espécie de aluguel) de aeronaves por empresas aéreas.
O novo prazo permitirá que mais empresas possam alugar aviões no exterior para voos da malha aérea postal, elevando o leque de possibilidades de contratação para a estatal.
Hoje, só as companhias Total, Rio, Air Brasil e Absa têm condições de prestar esses serviços .
A companhia MTA (Master Top Linhas Aéreas), que também era contratada pela estatal, foi o pivô do escândalo que derrubou a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. A Anac teria aprovado a renovação da concessão da empresa após a intervenção de Israel Guerra, filho de Erenice, que teria recebido propina para deslanchar o processo.
Depois das denúncias a MTA acabou multada pelos Correios por atrasos e descumprimento de voos e perdeu logo em seguida seus contratos, que somavam R$ 59 milhões ao ano, com a estatal.
A empresa contestava na Justiça o direito de operar mais um trecho, feito sem licitação, no valor de R$ 44 milhões anuais.
As propostas dos Correios ainda poderão sofrer mudanças. A audiência pública será no dia 10 de dezembro na sede dos Correios, em Brasília.


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