São Paulo, sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
Ambev divide caminhão vazio com a Sadia DE SÃO PAULO Com a demanda bastante aquecida por caminhões, a Ambev está investindo na otimização de sua logística, com ganhos ambientais e financeiros. A empresa está firmando parcerias com Sadia, Sara Lee e PepsiCo para ocupar caminhões que faziam o trajeto de volta com a carroceria vazia. O programa começou em setembro de 2009 com seis rotas e encerra este ano com 600 viagens por mês. Isso equivale a 3% das viagens de produtos com embalagens não retornáveis (latinhas e PET) da companhia, realizadas em caminhões de terceiros, o chamado mercado spot. Até o segundo trimestre de 2011, a meta é triplicar esse número. Com isso, a Ambev reduz sua dependência do mercado spot -cujos preços variam conforme a demanda. O mercado spot responde hoje por 50% das viagens da Ambev. O restante, entregas de vasilhames retornáveis, é feito por uma transportadora 100% dedicada. Nesse caso, a viagem de volta é ocupada pelos vasilhames vazios. As rotas que entram para o programa são incorporadas pela transportadora dedicada: os ganhos com a redução pela metade dos custos são divididos entre as empresas e a transportadora dedicada. A Ambev busca novos parceiros para ampliar o programa. O grande desafio está em encontrar empresas que façam as rotas contrárias e que estejam dispostas a compartilhar informações sobre as suas malhas. Segundo o diretor de transportes da Ambev, Danilo Gargano, o programa tem potencial de atingir um quinto das 30 mil viagens realizadas por mês. (MB) Texto Anterior: Empresas inovam nas entregas à classe C Próximo Texto: Foco: Ex-traficante agora cuida de uma equipe de entregadores Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |