São Paulo, terça-feira, 25 de maio de 2010

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FOCO

Facebook promete facilitar a proteção de dados pessoais

CRISTINA FIBE
DE NOVA YORK

O Facebook admitiu ontem ter 'errado o alvo' ao oferecer controles de segurança 'muito complexos' e prometeu implementar "um jeito mais simples de controlar a informação".
Em texto ontem no 'Washington Post', Mark Zuckerberg, executivo-chefe do site, disse que "a maior mensagem que ouvimos recentemente é a de que as pessoas querem controle mais fácil sobre suas informações".
'A nossa intenção era dar a vocês muitos controles granulares; mas isso pode não ter sido o que muitos de vocês queriam. Erramos o alvo', escreveu Zuckerberg.
O fundador do Facebook responde, assim, às crescentes reclamações acerca da falta de proteção às informações colocadas na rede social, que afirma ter hoje mais de 400 milhões de usuários.
Diante da onda de denúncias de que Zuckerberg invade contas de terceiros, armazena as suas informações e as compartilha com publicitários, os internautas criaram um movimento de saída do Facebook.
A campanha (quitfacebookday.com) marcou para 31 de maio o 'suicídio' dos usuários, uma semana depois da publicação da carta aberta de Zuckerberg.
Até a conclusão desta edição, a página tinha pouco menos de 15 mil adesões.
'Agimos rápido para oferecer a essa comunidade novas maneiras de se conectar', afirmou Zuckerberg.
O site prometeu, além dos 'controles de privacidade muito mais simples de usar', 'um jeito fácil de desativar os serviços de terceiros'.
Zuckerberg garantiu que o Facebook não compartilha dados pessoais com serviços ou pessoas sem o consentimento do usuário; não fornece a anunciantes acesso a informações pessoais; e 'não vende nem nunca venderá' suas informações".


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