São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2010

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FOCO

Faltam produtos no Duty Free Brasil com entregas reduzidas no pós-crise

CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

Com a economia doméstica reaquecida e o dólar baixo, os consumidores brasileiros -que voltaram a engrossar os embarques e desembarques internacionais- estão ávidos por importados. Especialmente os livres de impostos.
Quando vem do exterior, a comerciante Tatiana Bentes, 30 anos, não dispensa uma visita ao Duty Free.
"Nunca compro maquiagem em lojas comuns aqui porque o preço é bem mais alto", afirma.
Já no aeroporto, Bentes costuma gastar, em média, US$ 300 em cosméticos.
No retorno da viagem a Las Vegas há duas semanas, no entanto, deixou apenas a metade desse valor.
"Simplesmente não consegui comprar. Os batons que eu queria estavam no mostruário, mas não disponíveis para venda", conta.
O Duty Free do Brasil reconhece "a falta pontual de produtos". E diz que a situação ainda é reflexo da crise mundial de 2008.
"Alguns fornecedores, que tiveram que diminuir produção e distribuição no ano passado em consequência da crise, ainda não conseguiram voltar à normalidade", diz José Carlos Rosa, diretor-geral da Dufry Duty Free Shop no país.
Segundo Rosa, a redução foi feita no mundo todo, mas, no Brasil, a demanda se reaqueceu mais rápido, o que evidenciou o problema.
Como termômetro dessa retomada, o diretor-geral destacou o aumento de 38% do faturamento com as vendas no país no primeiro trimestre de 2010 em relação ao do mesmo período do ano passado.
Já em 2009, a empresa fechou o balanço com receita de vendas 7% menor do que em 2008.

ELEGÂNCIA
Rosa não quis dizer, por "questão de elegância", quais fornecedores têm tido mais problemas hoje.
Mas destacou que a queixa maior do consumidor se relaciona aos itens de perfumaria e cosméticos porque são os mais procurados: representam 40% das vendas.
O executivo ressalta que a reposição dos produtos não tem levado mais que uma semana e que a situação deve se normalizar ao longo do segundo semestre.
E destaca, ainda, que o consumidor pode reservar produtos, no site do Duty Free ou por telefone, sem custo ou compromisso.


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