São Paulo, domingo, 25 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasiliense zarpa para o universo dos iates de luxo

DA ENVIADA A PASADENA (EUA)

Jorge Jabor, 27, passou a semana passada rodeado de iates de luxo em Mônaco.
Desde que se formou no Art Center, em 2010, a vida do brasiliense se desenrola num doce balanço, a caminho do mar. O diploma no curso de transportes da mais badalada escola de design foi seu passaporte para o opulento destino europeu.
Ele participava da Monaco Yatch Show, a maior exposição mundial de iates. Enquanto a maioria dos colegas despachou sua carreira por terra, se especializando em carros, o negócio dele é projetar esses "brinquedinhos" marítimos. Vem dando certo: Jabor é finalista do prêmio sediado na Flórida, o ShowBoats Design Awards, na categoria de designer jovem.
Seu primeiro projeto de porte nasceu durante estágio na BMW. A empresa dos carrões também navega em outras áreas, como a parceria com a marca brasileira Intermarine. Jorge fez parte da equipe que produziu um iate de 55 pés, com "home theater" e churrasqueira elétrica, para a grife náutica.
Ele confia numa carreira internacional, mas vê com bons olhos o panorama no país natal. "O mercado de iates cresce bastante no Brasil."
Jabor se formou em desenho industrial pela Universidade de Brasília. Mas logo sacou que, para entrar no jogo, precisava estudar fora.
Durante quatro anos de curso, pagou US$ 800 para alugar um quarto na casa de uma senhora. Mal parava lá.
"A escola fica aberta 24 horas, com salas para trabalhar na madrugada. Ia em casa para tomar banho e dormir. Às vezes, só tomar banho e voltar. Acho que em média ficava 16 horas por dia lá."
O esforço vem sendo recompensado. É de Londres o número de telefone piscando no celular.
"Meu principal trabalho é prestar serviços a um estúdio inglês que faz projetos de superiates, e eles já mostraram interesse em contratação." Quem paga mais?


Texto Anterior: 'Harvard do design' cria carro do futuro
Próximo Texto: Viaje com celular sem falir
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.