São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2010

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Intel se diversifica e busca "anonimato"

Empresa de tecnologia investe em chips para TVs e outros eletrônicos e deixa de lado o tradicional selo "Intel Inside"

Marca, uma das mais conhecidas do mundo, diz que não quer ser elemento intrusivo no design de aparelhos

DO "NEW YORK TIMES"

Um laptop médio contém cerca de 1.800 componentes, mas apenas um deles conquista grande identificação de marca por parte dosconsumidores típicos: o chip fabricado pela Intel.
Ao longo dos anos, a Intel utilizou programas de marketing agressivos e chamativos para elevar sua posição no mercado da computação.
O prestígio que isso lhe valeu serviu bem à empresa, permitindo que obtenha preços elevados por seus produtos, usados para acionar a vasta maioria dos PCs.
Mas agora a Intel está ingressando em um novo ramo -o fornecimento de chips para produtos como TVs e outros bens de consumo eletrônicos.
Nessas áreas, o conhecido selo "Intel Inside" (encontrado em muitos PCs) está ausente, porque pareceria deslocado em aparelhos esguios com posição de destaque na decoração de salas de estar.
E por isso os planos de expansão da Intel incluem um nível de anonimato não familiar para a empresa.
"Nossos clientes estão se esforçando arduamente para criar designs industriais bonitos e elegantes", afirmou Jim Nucci, gerente de marca na Intel. "Não queremos ser um elemento intrusivo."

OBSCURIDADE
Diversos fabricantes rivais de chips, como a Broadcom e Freescale, trabalham em relativa obscuridade. Elas tendem a permitir que os fabricantes dos aparelhos eletrônicos fiquem em primeiro plano e investem pouco na construção de suas marcas com os consumidores.
A Intel, em contraste, estabeleceu uma das marcas mais conhecidas do planeta. Pesquisa da consultoria Interbrand classificou a Intel como sétima marca mais conhecida do mundo, perto de Coca-Cola e McDonald's.
"A Intel se beneficiou de um momento e de uma localização únicos: a incrível ascensão dos computadores pessoais", disse Regis McKenna, especialista em marketing e estratégia.
Mas, nas últimas semanas, chegaram ao mercado alguns produtos que têm por base chips Intel e pouco mencionam a companhia.

INTERNET TV
A Sony, por exemplo, começou recentemente a divulgar seu Internet TV, um reluzente televisor de tela plana que exibe apenas o logotipo branco da Sony em meio a um mar de plástico preto.
O site da Sony para televisor menciona com destaque a capacidade do aparelho para operar com software do Google e menciona o chip da Intel só no fim da página.
Comportamento como esse é desconhecido no mercado de computadores, no qual o logotipo da Intel aparece em produtos e nos anúncios de empresas como HP e Dell.
"Acreditamos, de fato, que haverá maneira de termos grande impacto sobre os consumidores", disse Nucci.
"Demo-nos permissão de começar com um novo olhar, ao ingressarmos nesses novos espaços, em lugar de simplesmente tomarmos de empréstimo as experiências do passado", completou.


Tradução de PAULO MIGLIACCI


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