São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Anatel derruba limite para TV a cabo e abre caminho para teles

Oi deve ser a principal beneficiada por nova regra; não haverá mais licitação

LEILA COIMBRA
ANDREZA MATAIS

DE BRASÍLIA

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) abriu o mercado de TV a cabo no país ao decidir ontem acabar com restrições quanto ao número de empresas que podem operar o serviço em cada município.
A autorização para quem quiser entrar no mercado será dada mediante pagamento de taxa, hoje de R$ 9.000, entre outras exigências que ainda serão definidas. Não haverá mais licitação.
Em maio, a Anatel já havia tomado decisão cautelar (provisória) nesse sentido, mas condicionada à revisão do planejamento de TV a cabo, só definida ontem.
A decisão ocorre um dia depois de a Anatel ter autorizado empresas de telefonia fixa a operar TV a cabo nas áreas em que têm concessão, atropelando discussão que ainda está no Congresso.
Como as teles já têm infraestrutura, serão as principais beneficiadas.
Hoje, em São Paulo, por exemplo, só cinco empresas podem oferecer TV paga. É o número máximo permitido.
Mesmo assim, só três o fazem: Net, Sky e TVA. Isso porque desde 2000 não há novas autorizações para operar TV a cabo. Segundo um dirigente do setor, a partir de agora, "o céu é o limite".
Por ora, a Oi será a principal beneficiada, uma vez que a legislação prevê que as operadoras de cabo só podem ter até 49% de capital estrangeiro. O Congresso discute alterar esse percentual.
Para que a decisão entre em vigor, a Anatel precisa regulamentá-la, o que depende de consulta pública. Isso deve ocorrer em um prazo de até sete meses.
Pelas regras aprovadas ontem, cada concessão dará direito à operação em quantos municípios existirem dentro da área com o mesmo DDD.
Em todo o país existem 67 áreas com códigos de DDD diferentes, o que significa que, se uma empresa quiser ter atuação nacional, precisará de 67 outorgas no máximo. Hoje, no país, só 300 municípios têm TV a cabo.


Texto Anterior: Ideia é ensinar pessoa a pagar, diz empresa
Próximo Texto: Argentina aprova normalização de instituto equivalente ao IBGE
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.