São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Circulação de jornais no país volta a crescer

Expansão no 1º quadrimestre é de 1,5%; tiragem bate recorde em março

Para ANJ, circulação deve crescer 8% neste ano, impulsionada pela Copa do Mundo e pelas eleições

DE SÃO PAULO

O brasileiro está lendo mais jornais. A circulação média diária nos primeiros quatro meses do ano foi de 4.279.482 exemplares, alta de 1,5% na comparação com o mesmo período de 2009, segundo o IVC (Instituto Verificador de Circulação).
Em março, a circulação média diária foi a maior da história: 4.375.803 exemplares. O número supera o de outubro de 2008 (4.325.417), período que refletia o aquecimento do mercado antes do impacto da crise internacional na economia brasileira.
No ano passado, devido à crise, a circulação dos jornais caiu 3,5% ante 2008.
Segundo o presidente-executivo do IVC, Pedro Martins Silva, o crescimento mostra que a crise ficou para trás.
Na sua avaliação, o baixo desempenho do setor em 2009 foi resultado de uma retração nos investimentos em marketing e vendas na primeira metade do ano.
"Como qualquer outro produto de consumo, se você não investe em promoção, o consumo cai", diz.
No entanto, com a mudança na expectativa de crescimento para a economia a partir do final do primeiro semestre, o esforço de vendas voltou.
Para a presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e diretora-superintendente do Grupo Folha, Judith Brito, a expectativa é que o setor cresça 8% neste ano.
Além da retomada das campanhas, a expansão deve ser motivada pela Copa do Mundo e pelas eleições.
O levantamento do IVC no quadrimestre considera 97 jornais filiados à entidade nos dois períodos. "Houve efetivamente uma recuperação dos títulos filiados, configurando uma notícia positiva para todo o mercado brasileiro", diz Silva, do IVC.

JORNAIS NA WEB
Levantamento do Ibope-NetRatings mostra que a audiência da versão on-line dos jornais impressos aumentou 15% entre maio de 2009 e abril de 2010. O tempo gasto com a leitura dos jornais na web cresceu 18%. A pesquisa é mensal e por amostragem e envolve 18 mil internautas.


Texto Anterior: Consolidação favorece cliente, diz especialista
Próximo Texto: Mídia: "The Times" vai bloquear sites de busca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.