São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

TECNOLOGIA

Apple promete restringir coleta de dados sobre localização de usuários

DO "FINANCIAL TIMES" - A Apple imputou a erros de programação a responsabilidade por sua coleta de dados que permitiam rastrear a localização de usuários do iPhone e prometeu restringir a prática, que alarmou os consumidores e os defensores da privacidade.
Depois de uma semana de críticas e de atenção reforçada das autoridades regulatórias, a companhia disse que não deveria recolher esse tipo de informação sobre usuários que desativam os serviços baseados em localização de seus aparelhos. E acrescentou que não deveria ter conservado os dados durante um ano.
"O motivo para que o iPhone recolha tantos dados é um bug que encontramos e planejamos corrigir o mais rápido possível", afirmou a empresa.
As queixas furiosas ecoam os equívocos quanto à privacidade que o Google cometeu com o Street View, para o qual frotas de carros usados pela empresa para tirar fotos terminaram registrando dados pessoais de internautas.
Ambas as companhias estão em uma corrida para oferecer mais publicidade, mapas e funções baseadas em localização dos usuários, e no processo terminaram por contrariar as leis de defesa da privacidade e as expectativas dos consumidores, relatam analistas.
A tardia confissão da Apple representa "um grande revés" para esse tipo de esforço, disse Michael Gartenberg, analista do grupo de pesquisa Gartner.
"Consumidores estão compreendendo que estão divulgando informações demais."

Tradução de PAULO MIGLIACCI


Texto Anterior: Grupo francês faz sociedade com brasileiro
Próximo Texto: Telefonia: Incorporação da Vivo abre espaço para Telefônica atuar fora de SP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.