São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2011

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Facebook dará desconto em compras

Serviço oferece cupons para atividades em grupo e está disponível em cinco cidades nos Estados Unidos

Maior rede social do mundo é a última das grandes do setor a entrar no mercado de compras coletivas


DA REUTERS

O Facebook começou anteontem a oferecer a usuários de cinco cidades nos Estados Unidos cupons de desconto em vários tipos de serviços, desde degustação de vinhos a ingressos para shows, aumentando a rivalidade em um mercado que já era muito competitivo.
Os cupons de desconto, que usuários da rede social podem comprar diretamente no serviço, oferecem preços menores ou acesso a produtos que possuem disponibilidade limitada.
O Facebook ficará com uma parcela do valor de cada transação, embora a companhia não tenha revelado a porcentagem.
Com o novo serviço, o Facebook se torna a última grande empresa da internet a estrear no mercado de compras coletivas, cujo pioneiro foi o Groupon, há alguns anos.
Esses sites oferecem descontos em produtos e serviços desde que um mínimo de compradores tenha aderido às promoções.
Na semana passada, o Google começou a fazer publicidade de um novo serviço de descontos chamado "Offers", para usuários de Portland, no Oregon, com planos de expandi-lo para San Francisco e Nova York, e a Amazon.com investiu o valor de US$ 175 milhões na página LivingSocial em dezembro último.
O Facebook é atualmente a maior rede social do mundo e possui mais de 500 milhões de usuários.
A empresa está apostando que a interação social ajudará a diferenciá-la das dezenas de companhias que hoje oferecem o serviço de compras coletivas.

ATIVIDADES EM GRUPO
Os cupons oferecidos no Facebook são especificamente designados para atividades em grupo, como rafting em rios, em vez de itens para somente um indivíduo, como um par de jeans com desconto.
Os usuários do Facebook podem recomendar compras interessantes para seus amigos no serviço.
"Não é como se simplesmente pegássemos o modelo de negócios de outra empresa e o forçássemos a se adequar ao Facebook", disse à Reuters Emily White, diretora de produtos locais do Facebook.


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